Câmara aprova projeto que cria sistema de reuso de água da chuva

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires aprovou nesta segunda-feira (28), o Projeto de Lei n° 001/2016, de autoria do vereador Silvino Dias de Castro Filho (PRB), que concede a criação do sistema de reuso de água de chuva no Município de Ribeirão Pires, para a utilização não potável em condomínios, clubes, entidades, conjuntos habitacionais e demais imóveis residências, industriais e comerciais.

Proposta de autoria do vereador Silvino de Castro visa alternativas de economia

Proposta de autoria do vereador Silvino de Castro visa alternativas de economia

De acordo com o projeto, o sistema de captação e reuso de águas pluviais deve ser submetido com a finalidade de torná-las próprias para a reutilização em atividades que não exijam sua potabilidade como por exemplo, pode ser usada para regar jardins, lavar calçadas, carros, piscinas, em vasos sanitários, entre outros.

“Em uma residência padrão a água da chuva captada pode substituir a água tratada da rede pública em diversas aplicações dos afazeres. O que representa em média, metade do consumo físico”, declarou o vereador Silvino.

Outro fator apresentado pelo vereador: “A população de Ribeirão Pires tem cobrado uma atitude da classe política local, para que o valor referente ao consumo de água, seja reduzido. Desta forma, estamos oferecendo uma alternativa para a diminuição do consumo de até 50%, reproduzindo uma economia considerável ao bolso dos contribuintes, além da preservação dos recursos naturais”.

Entre outros quesitos no projeto de lei do vereador, o sistema deverá obedecer aos seguintes requisitos: Ser instalado um sistema que conduza a água por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos aos reservatórios.

Com aprovação unânime entre os vereadores presentes na sessão, o Projeto de Lei, “além de movimentar o fator econômico para as famílias que dele fizerem uso, será o início da mudança de comportamento para o processo de reverter a perda dos recursos naturais”, afirmou o vereador.

 

 

 

Compartilhe

Comente

Leia também