BOAS FESTAS ……….. “SEM ESTRESSE”!

É fato que as pessoas parecem abater-se mais pelo estresse no final de ano. O maior índice de responsabilidade (mas não o único) recai sobre o  TRABALHO. Mas será que vivemos sem  ele? NÃO! Então como driblar o estresse que fatalmente aparecerá, e que para alguns indivíduos já se tornou uma patologia?

No final do ano, as pessoas ficam mais ansiosas e irritadas. O estresse pode se manifestar com sintomas físicos (dores de cabeça e no corpo, alterações gastro intestinais, aumento da pressão arterial), emocionais (ansiedade, angústia e preocupação) e comportamentais (uso excessivo de drogas lícitas ou ilícitas, álcool, sonolência excessiva, tabaco, ataques à geladeira), etc.

Para evitar o estresse, (ou diminuir),  o importante é planejar hábitos saudáveis: procure uma atividade física que lhe dê prazer (não dê a desculpa que não tem tempo ou que não gosta de nenhuma prática sem tentar), e compense os excessos alimentares das festas com uma dieta mais leve no dia seguinte.

Programe-se para as caminhadas ou para continuar freqüentando a academia (opte por uma que não entre em recesso). Esse é um momento importante para mantermos nossa mente preparada para aproveitar as festas de final de ano e iniciar 2012 com o pé direito.

Não deixe o estresse tomar conta de sua vontade sem reagir! Tente ao menos!

Para as mamães que não trabalham fora de casa,  sabemos o quanto é difícil  a rotina do lar. Quem disse que não ficam estressadas? Às vezes até pior : depressivas. Saiam dessa! Anime-se! A vida é curta, mas foi feita para sermos felizes. Caso isso não esteja ocorrendo, a culpa é nossa,  e não do vizinho, do marido ou dos filhos! Cada um torna-se responsável por suas escolhas! Faça a sua!

Desejo a todos os meus colaboradores, amigos,  alunos , leitores e população de Ribeirão Pires, um ano de 2.012 cheio de saúde, vontade e garra, paz e amor! Sejamos muito mais do que pensamos que somos. Que a qualidade de vida tão defendida pelos profissionais de educação física e áreas afins, possa trazer um ano promissor, sem dores, com muito ânimo, auto estima e auto credibilidade  . Um grande Natal e um Ano Novo não como esse que já foi ótimo, mas,  muito mais EXCELENTE!

Sandra Regina Bento Moreira

Coordenadora da Academia Nova Aguazul

CREF. 007185-G/SP

Compartilhe

Comente

Leia também