Bloco da Saúde de Ribeirão Pires conscientiza sobre prevenção às DSTs neste Carnaval

Os festejos na cidade começarão nessa sexta-feira, dia 10, em clima de conscientização sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis – DSTs/AIDS. A partir das 17h30, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene percorrerão as principais ruas do centro com o “Bloco da Saúde”.

A Estância Turística de Ribeirão Pires já está em ritmo de carnaval

Com a temática “Na empolgação pode rolar tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”, a Campanha tem como principal objetivo estimular o uso de preservativo durante os festejos de carnaval e incentivar a busca dos serviços municipais de exame para doenças como HIV, sífilis e hepatites.

Os moradores da cidade que acompanharem o bloco receberão panfletos com informações sobre prevenção, além de preservativos. “A diversão requer cuidados com a saúde”, recomenda a Coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Nanci Garrido Butin. De acordo com a profissional, a AIDS tem tratamento que garante maior sobrevida aos pacientes, mas ainda não tem cura.

“Por esse motivo, é importante o uso de camisinha, para prevenir, além das doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada. Todas as pessoas sexualmente ativas que não usam camisinha estão sujeitas às DSTs, independente de classe social, idade, nível de escolaridade, número de parceiros ou orientação sexual”, alerta.

O Bloco da Saúde contará com apresentação do cantor e agente de saúde em DST/AIDS Luiz Grande. O repertório incluirá marchinhas de carnaval e músicas de conscientização sobre a importância da prevenção às DTSs. O grupo percorrerá as ruas Padre Marco Simone, do Comércio, Felício Laurito, Afrânio Peixoto, João Domingues de Oliveira, Boa Vista, Miguel Prisco até retornar à Praça Central da cidade.

Prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis são prioridades na área de saúde pública na Estância Turística de Ribeirão Pires. O serviço é oferecido gratuitamente pela Prefeitura nas Unidades Básicas de Saúde e no Ambulatório de Infectologia, localizado à av. Francisco Monteiro, 205, na região Central da cidade.

Por meio do Programa Municipal DST/AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene promove com frequência ações de conscientização sobre a importância do uso de preservativo durante relações sexuais, orienta a população, realiza exames no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e promove o tratamento das doenças.

As UBSs – Unidades Básicas de Saúde e o Ambulatório de Infectologia disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos. No local, os munícipes recebem ainda informações sobre prevenção. Além de prestar orientação em todas as UBSs e no Ambulatório, os munícipes podem recorrer ao Disque DST/AIDS, pelo telefone 0800-77-31661. O serviço, também do Programa Municipal DST/AIDS, esclarece dúvidas e passa informações sobre prevenção, locais para exame e tratamento.

O Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado no Ambulatório de Infectologia, disponibiliza exames para HIV, Sífilis e Hepatites C e B, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Através do Programa DST/AIDS, a Prefeitura também desenvolve atividades de capacitação e treinamento de profissionais da saúde, e realiza palestras em empresas e escolas.

Compartilhe

Comente

Leia também