Atleta de 55 anos conquista título mundial de Jiu Jitsu

Aos 55 anos, Renato de Paula Martins tinha vida considerada “normal” para as pessoas de sua idade. Sedentário, tinha como passatempo cuidar dos netos e aproveitar o que conquistou durante a vida.

Renato, no lugar mais alto do pódio, exibe conquista

Renato, no lugar mais alto do pódio, exibe conquista

Há 7 meses, tudo mudou. Influenciado pelo seu filho, ele resolveu praticar jiu-jitsu e hoje ostenta algo que muitos atletas – independente da idade – desejam, mas poucos têm: um título mundial. No último dia 26, ele conquistou o mundial de jiu-jitsu na categoria Senior e, no último domingo, unificou os títulos.

“Eu pratiquei Karatê por 12 anos, mas há 25 anos estava parado. Meu filho, que pratica lutas, sugeriu que eu também deveria praticar esse esporte. Aceitei e, em pouco tempo, meu treinador (Vagner Curió) disse que eu tinha condições de disputar o mundial. Fui e consegui vencer”, afirmou Renato, sem esconder o orgulho.

Peso Pena (67 a 70 Kg) e ainda faixa branca, o morador do Jardim Valentina, em Ribeirão Pires, se mostra feliz com a evolução: “é raro um atleta iniciando conseguir um título e isso me motiva a treinar para conseguir mais conquistas”. Exemplo de superação, Renato conclui: “O esporte faz com que você se sinta vivo, outra pessoa. É a superação de seus limites físicos, do preconceito, de tudo!”

Compartilhe

Comente

Leia também