Associação Pró-Memória é apresentada a Ribeirão Pires

 

Na manhã do último sábado (18), a diretoria executiva da Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires apresentou a entidade à população, que tem como objetivo defender a história e o patrimônio cultural do município. A cerimônia de apresentação foi realizada na Câmara Municipal.

Diretoria da Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires

Américo Del Corto, presidente da associação e autor do hino da cidade e da obra “Reminiscências – Ribeirão Pires que vi e vivi”, que retrata a cidade de 80 anos atrás, disse que são muitas as histórias que precisam ser passadas adiante. “Ribeirão Pires tem uma história muito bonita e o que eu sei quero passar para os outros”.

Segundo o diretor de Eventos da Associação, Arnaldo Boaventura Neto, a entidade surge em um momento único, aonde se discute a reativação do museu municipal. “Também é uma conquista dos movimentos sociais preservacionistas da cidade, que até então vem assistindo nosso patrimônio ser violado, delapidado. Neste momento, lá fora, tem um patrimônio sendo destruído, a casa Mansuetto e nós não podemos fazer nada, porque o imóvel não é tombado, não tem preservação oficial”, falou ele, que acrescentou: “Constantemente, a gente é questionado, ora pelas autoridades do município, ora pelos munícipes, qual seria o sentido de preservarmos tanta coisa velha. A partir dos registros do passado, nós podemos nos engajar no presente do município. Estamos aqui para garantir o direito à memória e isso é muito importante, porque nós passamos de meros espectadores para efetivos agentes participantes da nossa própria história”.

A secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco, e o delegado da cidade, Roberto dos Santos Silva, também participaram da cerimônia. “A Pró-Memória vem complementar o serviço público. Conhecer Ribeirão Pires inteiro em contraponto da Associação Pró-Memória é ter uma prestação de serviço mais próxima do desejo da sociedade. No tocante à Segurança Pública, eu trago aqui o compromisso do Dr. Roberto Borges (delegado titular) que em tudo o que for permitido pela lei, a Associação terá acesso aos dados para que possa formar seu acervo e disponibilizar e informar para a sociedade em geral”, falou o delegado.

A entidade já está aberta para interessados em associar-se e contribuir com os trabalhos a serem realizados. O secretário de Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico de Ribeirão Pires, João Luiz de Santiago Filho, foi o primeiro associado. “Uma cidade sem memória é uma cidade sem vida e nós temos a responsabilidade de transferir essas informações. Seria muito egoísmo da nossa parte vivermos esse momento e não nos preocuparmos com as futuras gerações”, disse Santiago.

Compartilhe

Comente

Leia também