Aqueça seu inverno!

No inverno, o gasto energético é maior, pois nosso metabolismo trabalha mais para produzir calor. Aliado a atividade física, isso pode proporcionar uma sensação maior de prazer para quem não deixa as atividades nesse período. Para aqueles que se incomodam com o frio e não conseguem manter a mesma sequência, uma dica é continuar malhando pelo menos três vezes por semana durante trinta minutos, no mínimo. O mais comum nessa época do ano são as pessoas que abandonam as atividades no inverno e têm que duplicar o processo no verão para não correr o risco de entrar no chamado ‘efeito sanfona’.

Para fazer exercícios no inverno de maneira confortável, use roupas que mantenham o corpo aquecido, porém leves para não prejudicar os movimentos

As atividades aeróbicas como Power Jump, Body Combat, Step, etc., são ótimas opções para evitar o ganho do peso comum durante o período, já que a ingestão de massas é maior, e os legumes e verduras, às vezes, são deixados de lado. Ao contrário do que muitos dizem, a natação torna-se muito importante nessa época: não há o problema da baixa umidade do ar no ambiente da piscina e ainda é muito indicada nos tratamentos de doenças respiratórios como asma, bronquite, sinusite, etc. Ressalvas são feitas em piscina com tratamento à base de cloro. Evite banhos muito quentes, esses aumentam o ressecamento da pele que já está sendo agravado com os ventos gelados do inverno. Agasalhe-se bem (toucas são sugeridas) após as aulas durante o trajeto para casa.

Antes do exercício físico, seja na água ou fora dela, jamais deverá ser ignorado. Para evitar que a temperatura do corpo baixe, utilize exercícios com intervalos breves. Apesar de suar menos no inverno, o organismo necessita ser hidratado, antes e durante os exercícios.

Use roupas que mantenham o corpo aquecido, porém leves e confortáveis para não prejudicar os movimentos.

A atividade física segura deverá sempre ser acompanhada pelo profissional de educação física comprometido com o bem estar do seu aluno e de um atestado médico autorizando a prática esportiva. Segundo a professora Claudia Fonjaz, do Departamento de Biomecânica do Movimento do Corpo Humano, da escola de Educação Física da Univarsidade de São Paulo (EF-USP), “com exercícios leves, de intensidade moderada, em que apesar do exercícios vocë ainda sente frio, há uma queima maior de calorias. Exercícios de intensidade maior, que geram um aquecimento mais elevado do corpo, não gera uma queima grande de carboidrato. Na hora de repor essa queima é que, com alimentação balanceada e orientada, você pode induzir seu corpo a gastar gordura. No frio, a tendência natural do organismo é buscar mais alimento e acumular gordura, que é isolante térmico natural.” Portanto, somente o exercício não resolve… Teremos é que AQUECER MUITO BEM NOSSO INVERNO!

Sandra Regina Bento Moreira, coordenadora da Academia Nova Aguazul

CREF: 007185-G/SP

Compartilhe

Comente

Leia também