Apraespi: referência em autismo no Grande ABC

Inaugurado em 2002, o Centro de Autismo da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) se consolidou como principal referência para o atendimento de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na região do Grande ABC. Na unidade, a equipe multidisciplinar de saúde e educação atende diariamente 213 alunos, entre crianças e jovens.

Os métodos de atendimento utilizados no Centro de Autismo proporcionam bom nível de evolução que a grande maioria dos atendidos atinge. O método Teacch, reconhecido pelos especialistas como um dos mais eficazes no tratamento de pessoas com TEA, é aplicado.
A estrutura das salas de aulas e demais ambientes de atendimento são adaptadas para atender as necessidades específicas do aluno com autismo. Cada sala tem um professor e um auxiliar e atende, no máximo, seis crianças.

A integração com as famílias dos atendidos é vista como ponto fundamental pelos profissionais da Apraespi. Tudo o que for aplicado dentro da unidade de reabilitação deve ser estendido ao lar do aluno. Além disso, muitas famílias encontram dificuldades decorrentes da falta de informação para cuidar de seus filhos, de modo que a orientação de profissionais especializados se torna indispensável.

A tecnologia é uma importante aliada da equipe do Centro de Autismo da Apraespi. Métodos terapêuticos que empregam a utilização de tablets e vídeo games têm apresentado excelentes resultados no processo de desenvolvimento das crianças e jovens.

Avaliação e matrícula – O Centro de Autismo da Apraespi realiza o diagnóstico de autismo. A família que suspeitar que o filho tenha o TEA deve levar a criança à unidade para a avaliação, que é realizada de forma gratuita. Quanto antes for diagnosticada e iniciar o processo de estimulação precoce, maior é o nível de desenvolvimento que pode atingir. A família que quiser o filho estudando na Apraespi deve ligar para (11) 4828-1940, agendar avaliação e, a partir desse crivo, efetuar a matrícula. Email: [email protected].

Compartilhe

Comente

Leia também