APRAESPI celebra 25 anos da Semana de Prevenção às Deficiências

De 21 a 28 de agosto se comemora a Semana de Prevenção às Deficiências. Neste ano, que a campanha completa 25 anos em vigor, a APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) está organizando com seus profissionais uma série de ações para mostrar a importância de conhecer as deficiências e saber como preveni-las.

Camisas do leilão foram autografadas por diversos jogadores

“Minha ideia é que cada município tenha a sua ‘Semana de Prevenção às Deficiências’ e que se faça um balanço em cada ano para verificar o quanto se avançou e quais medidas serão tomadas para que menos crianças nasçam com deficiência”, sugeriu a superintendente da Associação, Lair Moura.

A Semana de Prevenção às Deficiências foi instituída no Estado em 1992, com projeto de lei elaborado por Lair Moura, então presidente da Federação das Apaes de São Paulo. O objetivo da lei é estimular a criação de projetos para diminuir a ocorrência de deficiências, já que 70% dos casos podem ser evitados com ações simples e de baixo custo. Uma das formas mais eficazes de prevenção de deficiências, por exemplo, é a vacina contra rubéola. O exame pré-natal é imprescindível.

“Não é ético e nem justo nós convivermos com tanta deficiências sendo que grande parte delas poderiam ser evitadas com ações que qualquer prefeitura pode realizar em parceria com a comunidade”, destacou Lair, que completou: “o valor da lei, por si só, já é motivo de grande alento. Todos os anos a imprensa e a sociedade dedicam uma semana para divulgar a importância de se prevenir as deficiências e os métodos mais adequados”.

Segundo dados do Censo 2010, o último divulgado acerca do tema, revelam que quase 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência. Houve aumento em relação ao Censo 2000, quando as pessoas com deficiência representavam apenas 14% da população. Segundo a APRAESPI a fila de espera de pessoas cadastradas na instituição aguardando atendimento, por falta de recursos do Ministério da Saúde, é extensa.

Willian promove leilão de camisa –  O jogador Willian (Chelsea e Seleção Brasileira), embaixador da APRAESPI, anunciou um novo leilão em prol da Instituição. Serão leiloadas duas camisas do Brasil utilizadas pelo meio-campista em jogos das eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2018. As peças são autografadas por vários jogadores brasileiros, os lances já podem ser realizados pelo site: ww.idoloseternos.com.br.

 

Compartilhe

Comente

Leia também