Anotações importantes para as mães

Alimentação: O leite materno é o melhor alimento do ponto de vista nutricional porque reforça a imunidade. Protege contra resfriado, bronquite, amigdalite e infecções intestinais. É importante para a ligação psicológica entre mãe e filho, além de contribuir para o espaçamento entre as gestações. Ao amamentar, busque ambiente calmo, com pouca luz, sem ruídos, e fique em posição cômoda. Procure sempre amamentar sentada, segurando o bebê em ângulo de 45º graus. Não é recomendável amamentar deitada porque o leite vai ao ouvido do bebê. Aliás, esta é a principal causa de infecção de ouvido no lactente.

Limpe os mamilos com água boricada antes e depois das mamadas. Ofereça os dois seios, 10 minutos cada lado, iniciando o próximo mamar pelo seio que terminou a última mamada. Não existe horário pré-estabelecido: o bebê faz seu horário. Não é necessário dar água ou chá. Após as mamadas, deixe o bebê em pé no colo para arrotar, mais ou menos 5 minutos. Depois deite-o de lado, nunca de bruços.

Banho: Deverá ser dado desde o primeiro dia em que o bebê estiver em casa. A água deve ser fervida e amornada naturalmente. Use sabonete de glicerina, que tem ph semelhante à pele do bebê. Lave inicialmente o corpo, depois a cabeça e enxugue primeiro a cabeça e em seguida o corpo. Não use talco ou perfume.

Roupas: Troque as fraldas após as mamadas (pois o bebê evacua após as mamadas (reflexo gastro-cólico); limpe os resíduos de fezes ou urina com água morna ou água boricada; proteja a região com uma mistura de creme de assadura com óleo de amêndoas doce (½ a ½); evite roupa apertada ou em excesso; roupas novas devem ser lavadas antes de usar no bebê.

Fezes: As fezes do bebê alimentado com leite materno não têm consistência, são amolecidas. Os bebês costumam evacuar após cada mamada.

Coto Umbilical: Caem ao redor do 7º dia. O local deve ser lavado várias vezes ao dia, com álcool a 70%. Não é necessário cobrir. Um leve sangramento do coto umbilical é normal até o 15º dia.

Observações: É comum o recém nascido apresentar: espirros, soluços, tremores, obstrução nasal.

Mãe: alimente-se bem. Seu filho depende de você!

Dr. Edson César Mantovani

CRM 24.307

Médico Pediatra

HOSPITAL RIBEIRÃO PIRES

Compartilhe