Amigão D’Orto anuncia candidatura a presidência da Câmara

Amigão é o atual vice-presidente da Câmara

Em janeiro, chegamos ao meio da presente legislatura e, neste período, encerra-se o mandato do atual presidente da Câmara Municipal, Rubão Fernandes (PSB) e, consequentemente, da Mesa Diretora, o que obriga a realização de novas eleições.

Um dos candidatos a ocupar o posto é o vereador Amigão D’Orto (PTC), atual vice-presidente. Em entrevista exclusiva ao Mais Notícias, o edil falou sobre o assunto. “Eu tenho intenção de me candidatar para implantar aqui na Câmara Municipal algumas ideias de gestão que tenho e, inclusive, serviriam de espelho para toda a cidade”, explica o vereador.

Amigão D’Orto explica que há possiblidade de aperfeiçoar o funcionamento da Casa: “como empresário e gestor, vejo que há margem para corte de gastos. Uma das medidas é diminuir o número de cargos comissionados. Há cargos extras e terceirizados que não têm o menor cabimento em existir, como dois chefes de gabinete para o presidente. Com essa diminuição, seria possível abrir concurso público para preenchimento das vagas, de forma impessoal e baseado na eficiência e no mérito”. Além disso, ele planeja “cortes substanciais em despesas extras, como telefonia, água, luz e carro oficial, assim como propor a diminuição de cadeiras das atuais 17 para 11”.

Outra questão é a postura do Legislativo perante o Prefeito. “A Câmara tem que ser independente e parceira da população em busca de um bem comum para todos”, completa. O presidente nunca pode se submeter à pressões do Poder Executivo. Deve atuar com autonomia, de acordo com a independência dos poderes assegurada na Constituição Federal. “Se eleito presidente da Câmara, vou continuar trabalhando como tenho feito desde o meu primeiro dia de mandato: sem ceder a pressões e tendo como parâmetro o interesse da população”.

Participação Popular – Para Amigão, a participação popular é fundamental. Por isso, tem a proposta de criar meios para facilitar o contato dos ribeirãopirenses com a Casa de Leis. “Minha proposta é criar um aplicativo para a Câmara, facilitando a divulgação das atividades dos vereadores possibilitando assim a manifestação em tempo real sobre o Legislativo”. A ideia é que, via aplicativo, os munícipes possam opinar sobre projetos importantes para a cidade, relatar problemas nos serviços públicos, denunciar eventuais ações de agentes públicos que desrespeitam os direitos humanos e a cidadania e também dar acesso facilitado aos dados da transparência. “Também pretendo, junto com os demais vereadoras, mudar o horário da sessão para o período noturno, às 19h, facilitando a participação da população”, conclui.

Compartilhe

Comente

Leia também