Alimentos do Bem – Espinafre

O espinafre, apesar de não ser rico em ferro, possui grande quantidade de carotenóides, fitoquímicos e vitaminas que protegem contra o câncer, o colesterol alto e a perda da visão. Para preservar as vitaminas do complexo B (solúveis em água), cozinhe ou refogue o espinafre. Ao cozinhá-lo, você ajuda a converter a proteína, a luteína e o betacaroteno em formas mais fácil absorção. A filoquinona é a forma de vitamina K encontrada em grandes quantidades em folhas escuras, como o espinafre.

A vitamina K é necessária para a coagulação do sangue e pode exercer papel importante na preservação da saúde dos ossos. No entanto, se você estiver tomando medicamentos para “afinar” o sangue, consulte seu médico antes de consumir vegetais ricos em vitamina K. Grandes quantidades dessa vitamina podem interferir na ação anticoagulante da medicação.

Dicas – Para fazer uma sopa rápida, bata espinafre cozido no vapor com alho e iogurte e salpique cebolinha. Cozinhe no vapor o espinafre e, em seguida, misture com salsinha e suco de lima. Use a mistura com molho para massas ou frango. Ou então faça um molho de salada: cozinhe no vapor o espinafre e amasse com salsinha, manjericão e alho. Acrescente azeite de oliva e suco de limão. Também pode cozinhar o espinafre no vapor com menta e cebolinha cortada em pedacinhos e misturar com purê de batata.

Compartilhe

Comente

Leia também