Acupuntura: O poder das agulhas na saúde e bem-estar

 

A acupuntura, do latim acu (agulha) e puntura (picada), é uma prática de origem chinesa que existe há mais de 5 mil anos e consiste em uma técnica de tratamento de dores e problemas de saúde, na qual são estimulados pontos determinados da superfície da pele.

Organização Mundial de Saúde emitiu uma lista de patologias que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura

A partir de 1810, a Acupuntura em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) chegou ao território brasileiro com os imigrantes chineses, que tinham como objetivo cultivar por aqui lavouras de chá. Em 1898, os imigrantes japoneses, sem formação superior, introduziram sua forma de utilizar acupuntura no Brasil, mas foi só em 1950 que ela passou a ser praticada, ensinada e pesquisada com mais vigor. A eficácia da MTC rendeu-lhe o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), que emitiu uma lista de patologias que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura, como Bronquite, Pneumonia, Asma, Rinite, Sinusite, Hipertensão Arterial, entre outras.

Wagner Pereira da Fonseca é professor de Aurículopuntura e trabalha na área há 20 anos

Para explicar um pouco mais sobre essa técnica milenar, o Mais Notícias entrevistou o professor Wagner Pereira da Fonseca, conhecido por seu curso de Aurículopuntura (tratamento que consiste em estimular micro pontos localizados no pavilhão auricular – orelhas – para amenizar dores e até mesmo tratar doenças crônicas), ministrado na EOMA (Escola Oriental de Massagem e Acupuntura), localizada no Jabaquara e considerada pela Academia Brasileira de Artes Orientais como um dos melhores cursos do país. Wagner trabalha na área há 20 anos e é autor do 1º vídeo de Aurículo, do 1º mapa com pontos chineses em formato A4, do mapa em alto relevo e do livro “Acupuntura Auricular Chinesa”. Confira a entrevista.

Mais Notícias – Como a Acupuntura age no corpo?

Wagner – No corpo existe um sistema chamado de meridianos, onde existem vários pontos de comando. Esses meridianos ajudam a nutrir os órgãos. Quando há algum problema nesses meridianos causado por problemas de alimentação ou emocional, eles deixam de nutrir nossos órgãos ou nutrem com dificuldade, gerando doenças. As agulhas estimulam alguns pontos fazendo melhorar suas funções, restabelecendo a saúde.

Mais Notícias – Que profissional o paciente deve procurar para fazer o tratamento?

Wagner – Qualquer profissional que tenha feito um curso de qualificação em acupuntura. Essa técnica não é exclusiva de um único profissional, mas deve-se ter cuidado, existem vários aventureiros que fazem curso de fim de semana e escolas não registradas legalmente.

Mais Notícias – Quais tipos de doença a acupuntura trata?

Wagner – A Medicina Tradicional Chinesa entende que qualquer tipo de desequilíbrio físico ou emocional leva à uma doença. O que é mais comum tratar são problemas como: depressão, ansiedade, obesidade, vícios, hemorróidas, tendinite, constipação, hérnia de disco, endometriose, fibromialgia e vários outros tipos de desequilíbrio, lembrando que o tratamento não dispensa o tratamento médico.

Mais Notícias – As agulhas doem?

Wagner – A acupuntura sistêmica, feita no corpo, não dói. O que o paciente sente, em alguns casos, é um choquinho, mas a acupuntura feita na orelha é conhecida como ponto dor, dói, e quando isso acontece também significa que o acupunturista foi preciso ao aplicar.

Mais Notícias – Quantas aplicações são necessárias para melhorar do problema?

Wagner – Depende de cada paciente, uns são rápidos, outros demoram um pouco mais, lembrando que as agulhas equilibram, mas é importante tentar eliminar o causador da doença. Às vezes é importante mudar o tipo de alimentação e buscar uma vida mais saudável.

Mais Notícias – De que forma são feitas as sessões?

Wagner – Normalmente as sessões são feitas uma vez por semana. A medida que o paciente for melhorando e mudando seu comportamento,  pode-se passar a cada 15 dias até a alta.

Mais Notícias – As agulhas são descartáveis?

Wagner – Sim, as agulhas são utilizadas apenas uma vez e descartadas em um lixo especial para isso. Alguns profissionais preferem usar várias vezes as agulhas e as guardam em um tubo de ensaio, mas esse método não é recomendável.

Serviço – Atualmente, o professor Wagner presta atendimento (somente com hora marcada) em seu consultório, localizado no Km 38,5 da Rodovia Índio Tibiriçá, próximo a Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo, na Rua Melindre, nº. 42 . Mais informações pelos telefones 4439-6737, 8279-5446 (TIM) e 7113-3266 (Vivo). Ele também atende em domicílio.

Compartilhe

Comente

Leia também