Acupuntura no controle da dor crônica em animais

O controle da dor ou analgesia tem evoluído com o passar dos anos onde por meio de estudos, busca-se minimizar ou combatê-la para trazer maior conforto ao paciente crônico. Tradicionalmente, o controle da dor é feito alopaticamente através do uso de medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios) que podem desencadear efeitos adversos, além de que em alguns casos pode ser ineficiente.

A acupuntura é uma técnica milenar utilizada a mais de 2.500 anos advinda da medicina tradicional chinesa indicada para tratamento de diversas patologias inclusive alívio da dor. Pode ser usado apenas agulhas, associada a terapias alternativas contra dor ou ainda associada à fármacos convencionais.

A técnica é bastante vantajosa devido a facilidade e praticidade da modalidade e custo acessível, uma vez o profissional tendo adquirido conhecimento técnico, na prática bastam apenas agulhas para realizar o procedimento. 

O principal fundamento da acupuntura é restabelecer o equilíbrio energético sendo que qualquer alteração, bloqueio ou estagnação no fluxo da energia que circula pelo organismo pode favorecer o desenvolvimento de uma doença ou da dor. 

Segundo a MTC (medicina tradicional chinesa), a dor é decorrente da estagnação da circulação de energia (Qi) e/ou de sangue (Xue) ao longo dos meridianos. Desse modo, quando a energia é reconduzida e o corpo reequilibrado, a dor pode ser minimizada ou totalmente abolida. 

Admite-se que os meridianos (14 no total) são canais que conduzem energia pelo corpo sendo que seus pontos são distribuídas pela linha média ventral e dorsal do corpo, com pontos nos membros e órgãos internos. Usa-se pontos específicos distribuídos nos meridianos chamados de acu pontos exercendo influência sobre os processos fisiológicos do organismo.

O estímulo das agulhas nas fibras nervosas estimulam o sistema inibitório da medula espinal, tronco encefálico e sistema nervoso central reduzindo a resposta do paciente mediante a presença da dor.

Adicionalmente o sistema de inibição, os estímulos neurais estimulam a liberação de endorfinas e fatores neuroquímicos favorecendo o efeito analgésico prolongado e livre de efeitos colaterais, sendo que a técnica é indicada durante cirurgias, pós operatório, para doentes renais, hepato patas, cardiopatas, doentes neurais entre outras patologias ou seja, sem restrições ou contra indicações.

Procure um profissional habilitado, e ateste também os benefícios da acupuntura para melhorar a qualidade de vida e garantir o bem estar de seu melhor amigo.

Colaboração: Lia Silva – estudante de veterinária, tosadora e proprietária de petshop.

contato: (11)953114545 whatsapp

e-mail: [email protected]

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora

Compartilhe

Comente

Leia também