Açúcar em excesso traz riscos à Saúde

Desde a infância, muitas pessoas têm o habito de ingerir açúcar, e algumas delas acabam exagerando na dose desse carboidrato que pode gerar grandes danos à saúde, já que seu consumo em excesso pode desencadear doenças crônicas como obesidade e diabetes tipo 2.

açucar pequeno

Cuidado com a quantidade de açúcar ingerida diariamente

Um estudo produzido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e publicado recentemente na revista Journal of American Medical Association – JAMA, expõe uma associação entre o consumo excessivo de açúcar e o risco de morte por doenças cardíacas independentemente dos outros problemas de saúde causados pelo excesso de açúcar. Em 70% dos adultos investigados, 10% ou mais das calorias diárias ingeridas proveio de açúcar adicionado aos alimentos. Outros 10% de adultos ingerem 25% ou mais de suas calorias diárias provenientes do açúcar. Nestes dez por cento de pessoas que ingerem um quarto ou mais de suas calorias na forma de açúcar, o risco de morrer de doença cardiovascular é dobrado.

O consumo de açúcar às vezes é imperceptível por conta dos alimentos industrializados que contém açúcar. Muitas vezes, os doces não são os grandes vilões, já que existem muitos alimentos que contém açúcar em suas fórmulas e, suas quantidades somadas podem ocasionar diversos problemas de saúde.

 Uma lata de 355 ml de refrigerante, por exemplo, contém, em média, 9 colheres de chá de açúcar, o que corresponde a 140 calorias. Isso posto, uma lata de refrigerante por dia já é suficiente para aumentar o risco de doenças. Os pesquisadores alertam que mesmo a pessoa ingerindo uma quantidade adequada de calorias diárias e não tendo sobrepeso, o refrigerante ou suco adoçado tomado diariamente pode ter grande impacto no risco de mortalidade por doença cardíaca. Se você quiser ter uma ideia sobre qual o ingrediente de maior quantidade em um produto, basta ver a ordem em que eles aparecem no rótulo, já que sempre aparecem em ordem decrescente. Ou seja: açúcar nas primeiras posições é sinal de perigo.

Por isso é de suma importância ler atentamente os rótulos das embalagens para poder saber o que você esta ingerindo. Procurar um médico, ter uma alimentação balanceada e fazer exames com frequencia ajudará a prevenir esses tipos de doenças, para você não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Compartilhe

Comente

Leia também