Ações de saúde marcam Dia Mundial da Tuberculose em Ribeirão Pires

Para reafirmar a importância da prevenção e combate da Tuberculose, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realiza nesta semana, até 28 de março, palestras sobre a doença – sintomas, diagnóstico e tratamento disponíveis na rede. Neste período, todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família participam da ação, que inclui também a distribuição de folhetos explicativos.

As palestras marcam o Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março.  Nesta segunda-feira, dia25, aPrefeitura participou de solenidade para a renovação do compromisso de combate à doença, tido pela ONU como um dos objetivos do milênio. “Nossa meta é intensificar o controle da Tuberculose, estimulando o diagnóstico precoce dos casos e o tratamento adequado aos pacientes”, declarou a Coordenadora do Programa Municipal Tuberculose, Nanci Garrido Butin.

Do início de março até o último dia17, aSecretaria de Saúde e Higiene da cidade, por meio do Ambulatório de Infectologia, promoveu campanha para alertar os moradores sobre sintomas da doença, os cuidados que devem ser tomados, além de reforçar divulgação dos serviços disponíveis na rede, inclusive o exame gratuito para diagnóstico da Tuberculose.

Os principais sintomas da doença são tosse, com ou sem catarro, febre, suores noturnos, perda de peso, cansaço e dor no peito. Pessoas com tosse persistente por mais de duas semanas devem ficar atentas.

Nesses casos, a orientação é procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima e, se e necessário, coletar o exame do escarro.  O serviço também está disponível gratuitamente no Ambulatório Municipal de Infectologia, à Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro.

A doença é transmitida de pessoa para pessoa, de forma direta. Ao espirrar ou tossir, o doente expele os bacilos nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, que será contaminada.

A prevenção com a vacina BCG, obrigatória para menores de 01 ano, só protege crianças e adultos jovens contra as formas mais graves da doença. Portanto, alguns cuidados são fundamentais. A luz do sol e a ventilação de ambientes ajudam a diminuir o risco da transmissão. A vacina BCG está disponível gratuitamente na rede municipal de saúde para menores de 01 ano.

“Vale lembrar que a Tuberculose tem cura. Assim que diagnosticado, o tratamento pode ser feito gratuitamente na rede municipal de saúde. Sem interrupções, a doença pode ser curada em 06 meses”, enfatizou o Secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Dr. Fernando Antonio Blandi.

Qualidade nas ações de controle da Tuberculose Em2012, arede municipal de saúde da Estância garantiu pela quarta vez o prêmio em “Qualidade nas ações de controle da Tuberculose”, que atesta a capacidade atingida de cura de mais de 85% dos casos diagnosticados pelo município. O prêmio, concedido pelo governo estadual, através da Coordenadoria de Doenças do Centro de Vigilância Epidemiológica, reconhece a eficiência das ações realizadas na cidade.

Compartilhe

Comente

Leia também