Abolição da Escravatura no Brasil completa 125 anos

Na última segunda-feira 13 de maio, foi comemorado o aniversário da Abolição da Escravatura no Brasil, são 125 anos de liberdade. A lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel em 1888 extinguindo a escravidão do País.

A data relembra o fim de um ciclo e recomeço de uma nova vida. A batalha iniciada para que a liberdade e os direitos iguais fossem para todos, releva uma sociedade mais consciente. Melhorias na educação e economia já foram feitas pelo governo, mas os índices ainda demonstram que é necessário atenção.

Por isso é importante lembrar da data, pois a luta continua. O preconceito ainda existe e, mesmo com tantos avanços, a sociedade ainda guarda traços da herança escravista brasileira, com dificuldades para inserção dos negros no mercado de trabalho, em especial nas posições de destaque. Embora, de acordo com o IBGE, pretos e pardos representem 50,7% dos brasileiros, ocupam apenas 25,6% dos cargos de supervisão, 13,2% dos cargos de gerência e 5,3% dos cargos executivos nas empresas brasileiras, de acordo com uma pesquisa realizada em 2010 pelo Instituto Ethos e pelo Ibope.

A comemoração deste dia reforça um marco histórico, e alerta ao mesmo tempo sobre os problemas existentes na sociedade. As pessoas não devem se esquecer que a cultura afro está presente no dia-a-dia e é parte fundamental de nosso passado e futuro.

Compartilhe

Comente

Leia também