A saúde de nossos pés merece atenção especial

Ontem, 4 de dezembro, foi o dia do Podólogo, o profissional da área da saúde que trata de nossos pés. Em celebração à data, conversamos com a podóloga Sueli Lodi, que falou um pouco sobre a profissão e os cuidados que temos que ter com nossos pés.

Podóloga Sueli Lodi fala sobre os cuidados necessários

Ela iniciou falando a área específica de sua atuação: “enquanto tratamos dos problemas que há nos pés, diferente da pedicure, que cuida mais do embelezamento”. Dentre estes problemas, Sueli Lodi enumera fungos na unha (micoses), unhas encravadas e calos, como os mais recorrentes.

Outra questão importante no dia a dia são justamente as pedicures (e a manicure, por consequência). Sueli recomenda que as pessoas levem seu próprio material para o atendimento. “além de dar maior segurança para o cliente e o profissional, também é melhor para evitar micoses, por exemplo”. Falando nisso, outro problema recorrente são unhas encravadas: “vários problemas podem desencadear uma unha encravada, entre eles sapatos apertados demais e o corte errado da unha. Muitos perguntam como deve ser feito e digo que a melhor forma é unha reta, com alicate também reto”, explica. Os pés de diabéticos também merecem atenção especial: “é preciso cuidado extra com o corte das unhas e muito cuidado para não feri-los. É comum que percam sensibilidade e tenham fissuras (rachaduras)”.

Os sapatos, aliás, merecem outra dica importante de Sueli: “é importante comprá-los ao fim do dia, quando os pés estão mais cansados e inchados. Desta forma, você terá calçados confortáveis a qualquer hora. Para as mulheres, também recomendo cuidado com sapatos de bico fino, que não devem ser usados prolongadamente”.

A podóloga Sueli Lodi concluiu falando sobre cuidados com os pés para o dia a dia: “é preciso sempre verificar se há frieiras, que são a porta de entrada de algumas doenças. Além disso é importante higienizá-los, usar hidratante e também sapatos confortáveis”, concluiu. A profissional atende na Avenida Fortuna, 46, Sala 1, em Ribeirão Pires. Telefone 4827-5980 ou 99967-2442.

Compartilhe

Comente

Leia também