7 Cobras Domésticas Dóceis para Ter em Casa

Está a procura de um animal de estimação? As cobras domésticas podem ser uma ótima opção. Elas vivem em terrários e observar seu comportamento pode ser uma excelente atividade. Além disso, as cobras domésticas necessitam de poucos cuidados e não sofrem com a falta de um tutor.

Confira sete espécies de cobras domésticas mas fique atento: antes de adquirir a sua, é preciso verificar se a mesma possui certificação para ser criada em cativeiro!

Cobra do Milho (Pantherophis guttatus)

Florida: east of Sarasota

Coberta por uma pele laranja e manchas vermelhas, chama muita atenção com suas cores vibrantes. Por ser uma cobra muito calma, pequena e de fácil manuseio, é uma das principais cobras para se ter em casa. Além disso, a cobra do milho se adapta muito bem ao cativeiro e exige muitos poucos cuidados especiais e restrições alimentares.

Cobra Falsa Coral ou Cobra do Leite (Lampropeltis triangulum)

Essa é uma cobra muito pequena, chegando a medir, no máximo, 120 cm, o que faz com que ela se adapte muito fácil a qualquer ambiente. Tem como características o hábito de se esconder durante o dia e alta atividade a noite. Por ter a pele muito lisa, acaba tendo um difícil manuseio, mas é uma espécie muito dócil.

Cobra Real Californiana (Lampropeltis californiae)

Chegando a, no máximo, 110 cm quando em cativeiro, a cobra real californiana na fase adulta consegue ser mais dócil que a cobra do milho, sendo um pouco temperamental enquanto filhote. A cobra real californiana é conhecida pelas bandas alternadas de preto com branco e amarelo com marrom, podendo. também. ter variações de cores que lembram a cobra coral. Esse animal se adapta muito bem, mas não pode conviver com cobras de outras espécies e possui uma alimentação sem grande exigências.

Cobra Gopher (Pituophis catenifer)

Essa cobra exige um pouco mais de cuidado. Apesar de muito dócil, a cobra gopher possui presas longas que podem machucar, necessitando de um manuseio delicado. Podendo chegar a 200 cm, essas cobras precisam do uso de uma iluminação especial no seu terrário, para garantir sua sobrevivência.

Cobra Casa Africana (Lamprophis)

As cobras casa africana pertencem ao gênero Lamprophis e possuem uma grande variedade de cores. Elas são bastantes assustadas quando filhotes e permanecem tímidas na fase adulta, sendo necessário que sua alimentação seja feita no escuro. Tem um tamanho entre 40 e 100 cm. Assim como a cobra gopher, ela possui presas grandes e merece um pouco mais de atenção já que sua mordida pode provocar dor.

Píton Real (Python regius)

A píton real pode chegar até 2 metros de comprimento e viver por 30 anos, necessitando de um maior cuidado e comprometimento. Para cuidar da píton real você vai precisar de um grande terrário e de grandes roedores para alimentá-la. É uma cobra com comportamento tímido e reservado, podendo ser manuseada apenas uma vez na semana para evitar estresse.

Jiboia (boa constrictor)

Trata-se de uma das cobras mais conhecidas do Brasil e pode chegar a 4 metros, com peso de até 40 kg. Apesar de ser uma cobra com a musculatura muito forte, quando criada desde de filhote costuma ser mansa. É uma cobra de hábitos noturnos e vai precisar de um grande espaço no cativeiro, além de um termostato para simular a temperatura de seu ambiente natural. Sua alimentação é basicamente composta por grandes roedores.

(fonte: tudo sobre cobras)

Compartilhe

Comente

Leia também