Zumba: o ritmo do momento que deixa o corpo em forma

Por Fernanda Ventura – Especial para o Mais Notícias

Ritmo que surgiu há pouco mais de seis meses no Brasil e mania nos Estados Unidos há quase duas décadas, a Zumba está sendo considerada a sensação das academias para preparar o corpo para o próximo verão.

Método é procurado para quem quer se preparar para o verão.

A Zumba surgiu, oficialmente, em 2001, através do instrutor colombiano Alberto Perez, mais conhecido como Beto Perez, com o intuito de tornar um exercício físico algo mais prazeroso. Combinando diferentes ritmos e coreografias, esse ritmo trabalha o treinamento aeróbico com movimentos que ajudam a tonificar o corpo. As aulas possuem ritmos de alta e baixa intensidade a fim de que o praticante se recupere mais rápido e queime mais calorias. Esses exercícios combinados com a dança podem queimar até 1000 calorias em apenas uma hora.

Atualmente, a modalidade presente nas academias é a Zumba Fitness. No entanto, está previsto para lançar no Brasil o Aqua Zumba, misturando hidroginástica com dança, Zumba Gold, para a terceira idade, e a Zumba Step, que chega ao Brasil em 2014.

Karina Zabeu é uma das instrutoras de zumba de Ribeirão Pires. Há cinco meses ela implementou esse treinamento na academia em que trabalha e ficou surpresa com a demanda de homens e mulheres que querem fazer as aulas. “Como o ritmo é cada vez mais procurado, as salas estão ficando cada vez mais cheias. Nas minhas aulas tenho alunas de 18 à 50 anos”, revela.

Além da diversidade etária, Karina ressalta o interesse das crianças pela atividade. “As crianças adoram a aula de Zumba. Por isso, abrimos em novembro uma turma de Zumba Kids, para crianças de sete à 11 anos, e Zumba Junior, dos quatro aos seis anos de idade. Para este público, os movimentos são mais adequados e as músicas diferentes”, explica.

Selma Brandão é uma das adeptas das aulas de Zumba. Para ela, é uma excelente forma de aliviar o estresse. “Além de procurar a atividade porque sempre quis fazer uma aula de dança, eu encontrei na Zumba uma maneira de relaxar. Além disso, em poucos meses que faço a atividade, já percebi uma grande melhora no meu condicionamento físico. Antes ficava ofegante fazendo serviços domésticos, por exemplo, e hoje já ando bastante sem ficar cansada”, relata.

Segundo especialistas, a prática da Zumba traz benefícios diversos como a melhora na capacidade cardiorrespiratória, redução na pressão sanguínea e taxas de colesterol, além de fortalecer os músculos e melhorar a postura e o equilíbrio.

No entanto, Karina ressalta mais benefícios que vão além da preocupação com o físico. “O método ajuda na coordenação motora e reduz o estresse, porque a aula é tão divertida que ninguém vai se preocupar com os problemas do dia-a-dia”, destaca.

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial, que é o www.zumba.com ou pelo pelo Facebook: facebook.com/ZumbaFitnessBrasil.

Compartilhe

Comente

Leia também