Zilda Mendes Fernandes: a Miss 3ª Idade 2010

 

No início deste mês, Zilda Mendes Fernandes, de 59 anos, foi eleita, em Ribeirão Pires, a Miss 3ª Idade 2010. Essa foi a sexta edição do tradicional concurso e um presente para a recém chegada á cidade. Zilda nasceu em São João da Mata, Minas Gerais e chegou em solo ribeirãopirense em 20 de novembro do ano passado. A vinda para cá se deu em virtude do emprego da filha, que trabalha na Central de Penas Alternativas do município. Antes de vir para cá, ela também morou em Carapicuíba, Penápolis e em algumas outras cidades de São Paulo.

Zilda no dia do concurso

Casada há 40 anos, a miss tem mais um filho, que mora em Conceição da Barra, no Espírito Santo, e um neto de sete anos, que descreve como sua maior paixão.

A juventude de Zilda foi igual a de muitas outras pessoas de sua época: a resistência dos pais nos estudos dos filhos. “Meu pai não deixava os filhos estudarem. Fiz até o 4° ano primário e ele comprou uma máquina de costura, me colocou para costurar e falou que meu diploma era aquele. Filha tinha que casar, não tinha que estudar e sair das asas do pai”, conta.

Zilda casou-se e quando sua filha estava com sete anos, ela voltou a estudar. Fez supletivo, formou-se em Ciências, passou no concurso do Banespa em 1988 e começou uma segunda faculdade, a de Matemática, mas desistiu. “Tive tendinite e fui afastada do banco por acidente de trabalho. Estava no 4° ano de Matemática, entrei em depressão e desisti do curso”.

“A gente não pode acomodar, ficar em casa curtindo remédio e doença, tem mais é que sair, ir à luta, se mostrar, participar de tudo”, fala a Miss 3ª Idade 2010

Em Ribeirão Pires, Zilda conheceu o CRI (Centro de Referência do Idoso) e se apaixonou pelas atividades oferecidas. Lá, faz aulas de tricô e crochê às terças e quintas-feiras. Ela diz que participar do concurso de Miss 3ª Idade “foi mais uma brincadeira” e se surpreendeu com o resultado. “Eu não esperava de jeito nenhum, foi muita emoção ganhar o título, além do que, faz bem para o ego, né?”, fala ela, que disputou com mais sete mulheres. O marido de Zilda também participou do concurso e conquistou o 3° lugar como Mister Simpatia.

Ela conta os seus segredos de beleza. “Uso protetor solar, bastante creme, cuido do cabelo assim que eu posso e faço uma boa alimentação para não engordar. A gente vai adquirindo peso com a idade, então, tem que controlar a boca”. 

Amante da dança – vai todos os finais de semana aos bailes realizados no Centro de Convivência do Idoso João Bettega -, Zilda afirma que uma vida ativa também é a fórmula para manter a saúde do corpo e da mente, e deixa o seu recado: “A gente não pode acomodar, ficar em casa curtindo remédio e doença, tem mais é que sair, ir à luta, se mostrar, participar de tudo”, conclui.

Compartilhe

Comente

Leia também