Xadrez tenta crescer em Ribeirão

Mover o cavalo, proteger o rei, avançar com o bispo são alguns dos movimentos básicos de um jogo que é até considerado esporte: O xadrez. Historiadores, porém, divergem sobre sua origem. Alguns dizem ter sido na Ásia, outros na Índia e até na China, no século III a.C. Mas, o fato é que ele cresceu tanto com o passar dos séculos que ganhou grandes competições mundo afora.

O jogo é uma prática antiga, datado de antes de Cristo

O jogo é uma prática antiga, datado de antes de Cristo

Em Ribeirão Pires, o xadrez também tem seus admiradores. Um desses apaixonados pelo jogo-esporte é Paulo Cesar de Freitas, 66, aposentado. Ele conta que o xadrez chamou sua atenção aos 16 anos “vendo meus colegas de escola conversar entusiasmadamente sobre o jogo”. A partir daí, Paulo diz que chegou a construir um tabuleiro e peças de papelão, começou a jogar, ensinou seus irmãos e não parou mais.

Esse jogo tem uma importância única para Freitas. “O xadrez é algo mágico, é um jogo, ao mesmo tempo é uma ciência, e por fim uma arte. A combinação desses três fatores faz o xadrez ser emocionante, embora pareça monótono. Quando um enxadrista consegue fazer uma combinação de jogadas brilhantes e que normalmente o leva à vitória, é algo indescritível, somente quem pratica sabe  o valor disto.”

Ele disputa torneios oficiais, valendo inclusive classificação do FIDE (Federação Internacional de Xadrez), além dos Jogos Regionais e Jogos Regionais do Idoso, no qual ele foi campeão em 2010. Para ele, o xadrez precisa de mais apoio na cidade. “Aos poucos, o xadrez está sendo mais cuidado na nossa cidade, mas está muito longe do ideal. Exceto o Campeonato Municipal, não acontece nenhum outro evento relevante”, lamenta, mas ele também afirma que a Prefeitura dá muito apoio. Paulo acha que os praticantes deveriam ter “um local para a prática do xadrez, uma sala com mobiliário, mesas, peças e relógios”.

O Campeonato Municipal de Xadrez é organizado com jogadores inclusive do resto do ABC e de São Paulo. São realizadas oito etapas anuais e a média é de 30 participantes/ano. Ele existe desde 2007 e é disputado nas dependências da SEL (Secretaria de Esportes e Lazer). Ele e mais alguns apaixonados, como Balduino Monteiro (um dos jogadores mais antigos da cidade e que conhece bastante do jogo por aqui) têm um site (http://www.chessporao.com) e um grupo no Facebook, chamado “Xadrez Ribeirão Pires – SP”, onde eles divulgam suas atividades.

Compartilhe

Comente

Leia também