Viva os 40 anos do Cubinho!

Cubinho 40 anos_SiteNo último dia 22 de julho, o personagem Cubinho, do cartunista Mario Mastrotti, completou 40 anos de existência. Em comemoração à data, o Mais Notícias relembrou um pouco da sua trajetória desde sua criação, evolução às suas premiações.

O personagem Cubinho, cujas tiras são publicadas semanalmente no Mais Notícias, defende, desde sua criação no ano de 1975 em pleno regime militar, a preservação da natureza, os direitos humanos, a justiça social, a paz em todas as suas vertentes e o livre pensar: “o Cubinho nasceu nos meus 15 anos com a vontade de fazer história em quadrinhos e, ao mesmo tempo, conscientizar”, declarou Mastrotti.

O cartunista ressaltou também que não teve formação política na juventude e que o inconformismo com o regime e a necessidade de se manifestar surgiram ainda no colégio, em conversas com os amigos. Mastrotti complementa dizendo que “existia muita censura da versão oficial dos fatos e não havia Internet, o que dificultava muito o acesso a informação. Existiam poucas publicações na época em bancas de jornal que questionavam o governo, a mais famosa e que fez história foi o Pasquim, do cartunista Ziraldo. ”

Mastrotti teve suas primeiras tiras publicadas no “Diário do Grande ABC” quando tinha 15 anos e desde então produziu para mais de 30 jornais, como “Mais Notícias“, “Jornal de Brasília”, “Diário Popular” e “Gazeta de Vitória”, e para revistas, como “Bundas” e “Pasquim 21”, ambas organizadas pelo cartunista Ziraldo.

O trabalho rendeu diversas premiações a Mario Mastrotti, entre elas o 1° lugar da exposição: Obediência e Autoridade de Direitos Humanos do país, na Turquia em 2004, além de menções honrosas na Coreia do Sul, Irã e Síria. “Os prêmios não vieram com o personagem, mas com o exercício do humor gráfico em cartuns, charges políticas e caricaturas”, destacou o cartunista.

Segundo Mastrotti, criar o personagem foi resultado de um processo natural de toda criança que gosta muito de desenhar e não para quando é alfabetizada. E, para comemorar os 40 anos do Cubinho, está confirmada para setembro uma exposição em São Caetano do Sul com palestras temáticas sobre o personagem e seu processo de criação.

O cartunista também conta que no próximo sábado (25), das 16h30 às 18h, estará na Ibérica Cultural e Idiomas em São Caetano do Sul, falando sobre o personagem, sua história, processo criativo e sua publicação em vários veículos de comunicação. O endereço é Rua Taipas, 645, Bairro Barcelona. Mais informações pelo telefone 4227-6333. Entrada franca.

Um pouco da história do personagem pode ser vista no site personagemcubinho.blogspot.com.br

Compartilhe

Comente

Leia também