Viva a Imprensa: 07 de Abril é dia do Jornalista

Jornal impresso, televisão, rádio. Internet, blogs. Hard News. Informações. Os meios de comunicações se quadruplicaram ao longo dos anos e atualmente o acesso à internet na maioria dos lugares nos possibilita ter informações dos mais variados tipos e nas mais variadas plataformas.

Parabéns a todos nós profissionais do Jornalismo

Parabéns a todos nós profissionais do Jornalismo

Hoje, se comemora o dia do Jornalista, o profissional dedicado a se comunicar, informar e a construir opiniões. O último item da lista talvez seja o mais relevante, o poder que o jornalismo possui em influenciar as pessoas ainda é notório. Basta se conectar à internet ou ligar o rádio que teremos um ‘mar’ de informações ao nosso redor. No entanto há que se policiar e saber filtrar o tipo de notícia e o veículo na qual está sendo divulgada a informação. Em tempos de FakeNews e conceitos de Pós- Verdade, todo cuidado é pouco.

Para a jornalista Fernanda Felix especialista em jornalismo digital e administradora do site ‘Academia do Jornalista’, é fundamental que a informação chegue de forma correta ao leitor.” Hoje vivemos a era da comunicação, da interação, mais do nunca na história do país temos formadores de opinião maus preparados nas mídias sociais. Então, afirmo que é muito importante que as informações cheguem da forma correta ao leitor, na qual ele tenha uma opinião honesta e não manipulada, pois só através da informação geramos opinião e através da opinião geramos transformação. A informação é o alicerce de tudo e nós como ‘divulgadores’ podemos fazer com que o nosso trabalho, seja sempre cooperador pra tudo e todos” comenta

O jornalismo tem um importante papel na história da comunicação, é o meio que explica o mundo para as pessoas segundo o historiador e jornalista Moacir Assunção. “O jornalismo é, sem dúvida, uma das atividades mais importantes do mundo. Originado do Actas Diurnas, publicação do Império Romano, o jornal, principal produto do jornalismo, explica o mundo para as pessoas. Esta é uma imensa responsabilidade, que só pode ser levada adiante por profissionais éticos, honestos e defensores dos direitos humanos. Nunca é demais lembrar a frase de Claudio Abramo, o melhor jornalista que o Brasil já conheceu: ‘o jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter”, diz.

Roberto Cabrini, apresentador do programa Conexão Repórter do SBT, comentou para a reportagem do Mais Notícias o que é ser um jornalista. “Ser jornalista é a possibilidade de transformar a realidade através da produção do sentido da discussão. Você informa a sociedade, ousa mostrando caminhos ocultos e a população pelos seus próprios caminhos se torna uma sociedade mais consciente com visões mais justas e mais sábias. Então ser jornalista é igual a uma inquietação permanente. Não existe coisa melhor no mundo do que ser jornalista”, finaliza.

Parabéns a todos nós jornalistas, que passamos dias e noites acordados atrás do melhor conteúdo para a população, Afinal, como seria o mundo se não houvesse o jornalista?

Compartilhe

Comente

Leia também