Vila do Doce ganha lâmpadas de Led que geram 60% de economia

Os frequentadores da Vila do Doce no período noturno estão apreciando, há cerca de 2 meses, um dos espaços públicos mais frequentados da cidade, muito mais bonito e em cores mais vivas. É que todas as lâmpadas do sistema de iluminação pública do local, que anteriormente eram eletrônicas, foram substituídas por lâmpadas de Diodo Emissor de Luz, mais conhecidas como LED.

Cerca de 80 lâmpadas foram substituídas pelas de LED

Cerca de 80 lâmpadas foram substituídas pelas de LED

A troca de aproximadamente 80 lâmpadas, avaliada em R$ 7.700, foi executada pela Aciarp (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) e faz parte do Programa de Revitalização da Vila do Doce. Segundo Cézar Ricardo dos Santos Ferreira, vice-presidente da Aciarp, a manutenção das lâmpadas tinha o propósito de gerar economia. “Uma parte das lâmpadas já eram econômicas, pois eram eletrônicas, mas geravam 80% de uma incandescente e as novas de LED geram 1% da incandescente, de acordo com o fabricante. Ou seja, há uma grande economia”.

A maior vantagem em aplicar o LED na iluminação urbana é que a tecnologia utiliza menos energia para uma mesma iluminação e tem como diferenciais a maior durabilidade. “As lâmpadas duram 36 meses e tem alto índice de reprodução de cores, o que possibilita uma acentuada melhora na percepção de elementos que integram a paisagem urbana”, destacou Ferreira.  A iluminação, além de energeticamente mais eficiente, é integrada aos espaços urbanos, melhorando também a segurança das pessoas que frequentam a Vila do Doce a noite.

Para Cézar, a economia no consumo de energia elétrica já é evidente: “após a troca das lâmpadas, alcançamos 60% de economia. Mas vale ressaltar que no mês de dezembro estávamos com as luzes da decoração de natal, deste modo, acredito que nesse mês a economia seja maior”.

Além de não possuir materiais nocivos à saúde ou ao meio ambiente, como chumbo e mercúrio, a lâmpada de LED, não aquece e não emite raios ultravioleta.

Compartilhe

Comente

Leia também