Vegan: estilo de vida saudável que respeita a natureza

Veganismo é a busca de um estilo de vida que busca eliminar, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração dos animais como forma de alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade. Na dieta isto significa dispensar produtos de origem animal, assim preservando a vida do animal e do meio ambiente.

5-vegetariano

Desta forma um vegan leva uma vida normalmente, com a diferença de pensar antes nos animais em suas escolhas. Assim, não usa produtos cosméticos ou remédios testados em animais, não apoia o uso de animais para entretenimento, como em rodeios e circos com animais. Além disso, não trabalha com a exploração animal, venda de animais em pet shops, lojas de aquário ou gaiolas para passarinhos.

É possível manter uma dieta saudável sem comer carne?

É possível manter uma dieta variada sem carne, há hortaliças diversas, arroz, feijão, legumes, castanhas, frutas. Há também pratos tradicionais árabes, italianos, mediterrâneas que possuem proteínas semelhantes. “Entretanto procure procurar variar os grupos entre grãos, de leguminosas, frutas e verduras. É muito importante atingir as necessidade energética diárias”, explicou Erci Slywitch, coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegana Brasileira (SVB).

Segundo a nutricionista Monica Vitorino, “o risco de veganos desenvolverem anemia é baixo, pois os vegetais são sempre muito ricos em ferro e além disso vem acompanhados de cálcio” afirmou. “Prefira a qualidade do cálcio, não a quantidade. Produtos à base de soja, por exemplo: tofu enriquecido com sulfato de cálcio ou cloreto de cálcio, possui quantidade igual ou maior ao leite”, completou Monica.

“A alimentação vegana pode fornecer benefícios de saúde, prevenção e tratamento de doenças. Bem planejadas dietas são adequadas para indivíduos de todas as idades”, concluiu Slywitch.

Compartilhe

Comente

Leia também