Valeu a tentativa

A batalha dos moradores do Centro Novo de Ribeirão Pires por sossego é velha conhecida de todos. O Mais Notícias mesmo já publicou diversas matérias a respeito do barulho provocado por estabelecimentos que oferecem música ao vivo ou mecânica e que contribuem para as noites mal dormidas dos residentes daquela área, além da preocupação que eles têm com a segurança. Isso devido ao consumo de drogas e brigas causadas muitas vezes pelo excesso de bebidas, cenas que são bem comuns de se ver.

Após procurarem amparo com a Prefeitura, Ouvidoria Municipal, Câmara dos Vereadores e não obtiverem nada que pudesse pelo menos amenizar o problema, os munícipes se mobilizaram e há pouco mais de um ano entregaram ao Ministério Público um abaixo-assinado com 140 assinaturas pedindo que fosse apurada a falta de fiscalização dos bares do Centro Novo.

Segundo os moradores, no inquérito aberto existem quatro laudos: um do Instituto de Criminalística, dois de um engenheiro contratado pelos comerciantes e um da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), sendo que todos apontaram que os estabelecimentos denunciados pelos munícipes emitem ruído acima do recomendado pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

No entanto, os moradores viram todas as suas tentativas frustrarem. No mês passado, o Inquérito Civil foi arquivado, “com base nos laudos dando conta da ausência de barulho decorrente diretamente dos bares – Polícia Militar e Prefeitura Municipal, remetido ao Conselho Superior do Ministério Público”, justificou o Promotor de Justiça Dr. Estêvão Luís Lemos Jorge, em e-mail enviado a um dos moradores.

Como cumpridores exímios de seus deveres, valeu a tentativa desses cidadãos que não pediam muito, apenas respeito, que deveria ser recíproco entre Prefeitura, comerciantes, frequentadores dos estabelecimentos e moradores, firmando uma convivência harmoniosa e respeitosa entre todos. Mas, pelo visto, os residentes do Centro Novo vão ter definitivamente que se acostumar com o contrário disso.

Compartilhe

Comente

Leia também