Unindo esforços

Infelizmente, setores fundamentais para o desenvolvimento do ser humano, como educação e principalmente saúde, contam com filas e mais filas de longa espera. Nos noticiários, é fato quase que rotineiro a espera de centenas de mães por vagas em creches, pessoas esperando uma eternidade por atendimentos em hospitais públicos e por aí vai. É como se diz: há muita demanda para pouca oferta. É lamentável que isso ocorra, pois pela quantidade de impostos que é paga pelo povo brasileiro, o país deveria oferecer atendimento de qualidade em todas as áreas, sem que fosse preciso ter que recorrer a serviços privados – isso para quem tem condições de pagar.

Muitos problemas nem são tão complexos de serem resolvidos, mas falta apoio, faltam parcerias e o pior, muitas vezes envolvem picuinhas políticas. Esquece-se o social, prioriza-se o pessoal.

Em Ribeirão Pires, por exemplo, segundo Lair Moura Sala Malavila Jucevicius, presidente da APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência), 500 crianças esperam por um atendimento especializado. São pessoas que não possuem deficiência, mas que apresentam determinadas dificuldades que interferem no desempenho escolar e, portanto, carecem de um atendimento especializado na área da Saúde. Ela ainda conta que conseguiu uma verba para firmar convênio entre a entidade à qual representa e a Prefeitura Municipal, para amenizar essa situação (veja a matéria “Quinhentas crianças aguardam por atendimento especializado”, em Cidades), mas não teve êxito e a quantia acabou sendo perdida.

A cidade possui um Centro de Apoio, que cuida de pessoas com necessidades especiais. A APRAESPI também atua na mesma área. Ambas desempenham um ótimo trabalho. Então, ao invés de ser uma atividade tão individual, não seria melhor e mais produtivo que Executivo e entidades sociais que prestam esse serviço se unissem em torno dessa grande causa e se tornassem uma única força para ajudar aqueles que precisam? Afinal, o que todos os representantes sociais e políticos pregam é o trabalho em prol do povo.

Somar significa ganhar, nunca perder.

Compartilhe

Comente

Leia também