Um quarto dos parlamentares reeleitos responde a processo no STF

Segundo levantamento do site Congresso em Foco, um em cada quatro parlamentares que renovaram o mandato no Congresso no último dia 3 responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 320 congressistas que se reelegeram ou garantiram nas urnas o direito de trocar de casa legislativa, 76 são alvo de investigação na principal corte do país, onde tramitam os processos criminais envolvendo deputados, senadores e outras autoridades federais. Juntos, eles acumulam 167 pendências judiciais.

Dos 320 congressistas que se reelegeram ou garantiram nas urnas o direito de trocar de casa legislativa, 76 são alvo de investigação na principal corte do país

De acordo com levantamento, há 120 inquéritos (investigações preliminares) e 47 ações penais (denúncias aceitas pelos ministros que podem resultar em condenação) contra 71 deputados e cinco senadores vitoriosos na eleição. Somente o Distrito Federal e o Espírito Santo não reelegeram parlamentares com processo. Minas Gerais, com 11 nomes, e São Paulo, com dez, são as bancadas com maior número de reeleitos com problemas no Supremo.

O número de reeleitos nesta situação pode ser ainda maior: outros cinco processados na Corte vivem a expectativa de assumir novo mandato caso o STF decida que a Lei da Ficha Limpa só valerá a partir das próximas eleições.

Nessa situação estão os deputados Paulo Maluf (PP-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Natan Donadon (PMDB-RO), candidatos à reeleição, e Jader Barbalho (PMDB-PA) e Paulo Rocha (PT-PA), que tiveram votação expressiva para o Senado. Esse grupo acumula dez ações penais e nove inquéritos no STF. Se não conseguirem um mandato no Congresso, perderão o foro privilegiado no Supremo e terão de responder às acusações perante um juiz de primeira instância.

O campeão em número de pendências judiciais no STF, dentre os reeleitos, é o deputado federal Abelardo Camarinha (PSB-SP), que conquistou a vaga novamente com 71.637 votos. Camarinha, que é ex-prefeito de Marília (SP), acumula 14 processos: seis ações penais e oito inquéritos no Supremo. Entre as acusações estão: tráfico de influência, formação de quadrilha, crimes eleitorais, contra a ordem eleitoral, contra as finanças públicas e de responsabilidade.

A lista completa de deputados reeleitos por São Paulo, que enfrentam problemas com a Justiça, está no www.jornalmaisnoticias.com.br.

Confira os deputados reeleitos por São Paulo, que enfrentam problemas com a Justiça:

Abelardo Camarinha (PSB-SP) – reeleito: Tráfico de influência; Calúnia; Crime contra a honra; Crime ambiental; Crime contra Lei de Licitações e responsabilidade; Crime eleitoral e contra a honra; Crime contra as finanças públicas; Crime eleitoral; Crime contra a ordem tributária; Crime contra a honra (suspenso); Injúria; Crimes de incêndio e formação de quadrilha; Crime de responsabilidade; Crime contra a ordem tributária.

Aline Corrêa (PP-SP) – reeleita: Falsificação de documento público, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro.

Antonio Bulhões (PRB-SP) – reeleito: Peculato.

Emanuel Fernandes (PSDB-SP) – reeleito: Crime de responsabilidade e contra a Lei de Licitações.

Jefferson Campos (PSB-SP) – reeleito: Corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

João Paulo Cunha (PT-SP) – reeleito: Crime contra a administração em geral, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

José Mentor (PT-SP) – reeleito: Corrupção passiva.

Márcio França (PSB-SP) – reeleito: Crime de responsabilidade, desobediência; Apropriação indébita.

Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) – reeleito: Estelionato, crimes contra a fé pública e concussão; Competência por prerrogativa de função; Crimes da Lei de Licitações; Peculato.

Valdemar Costa Neto (PR-SP) – reeleito: Crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral, quadrilha ou bando, crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos ou valores; Crimes eleitorais.

Compartilhe

Comente

Leia também