Turminha da Guarda encanta as crianças por onde passa

Por vezes, nem sempre temos falar com nossas crianças sobre determinados assuntos importantes e delicados, como bullying, meio ambiente, economia, etc. Nessas horas, ter alguém que possa ajudar de forma brilhante nesse aspecto é muito importante. E é aí que entra a Turminha da Guarda, composta atualmente por três agentes da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires.
Implantada há alguns anos na cidade, a Turminha precisou ser paralisada por determinado período por restrições internas, mas, com a chegada do novo comandante, Aparecido do Carmo Meira, do novo inspetor-chefe, Martins e com nova formação, a Turminha retornou em 2018 com tudo. O trio – formado pelas GCMs Janete (que já fazia parte do grupo), Coelho e Monize – faz visitas à escolas para passar às crianças informações importantes para sua formação pessoal.

GCMs Coelho, Monize e Janete trabalham assuntos de cunho social principalmente com crianças

“Nosso carro-chefe são os fantoches: A GCM Bernadete e Julinha, uma criança de cinco anos. “Vamos nas escolas, apresentamos o projeto e os temas, eles nos indicam qual é a prioridade para seus alunos e como querem que tratemos o assunto, enquanto que nós montamos a apresentação e linguagem a ser utilizada”, afirma Janete.
A guarda reforça o uso de diferentes linguagens, pois o recado não dado somente para crianças, mas, também, para adolescentes e até adultos. “Jovens de 12, 13 anos são mais difíceis de lidar, pois já têm pensamento mais formado e algumas ideias. Por isso, utilizamos Datashow e espécie de cineminha”, comenta Monize. Para as guardas, a compreensão das crianças facilita com que também conscientizem seus pais.
Desafio – Além da falta de tempo hábil para atender à demanda – o trio trabalha na GCM de segunda à sexta em horário comercial e espera aumentar a equipe em breve –, a Turminha enfrenta o medo que muitas crianças possuem da polícia. “Se alcançarmos agora as crianças de cinco, seis anos, daqui há dez, essas serão são os adolescentes que estarão na rua. Portanto, queremos que tenham visão de violência, pichação, etc. e que deixem de ter medo da polícia. A longo prazo, nossa meta é que os adolescentes de amanhã estejam do nosso lado e não contra nós”, detalha Monize.
Janete “deixa” a farda e fala com o coração. “Não tem preço ver a carinha da criança falando que gosta da polícia. É muito gratificante.” Recentemente, a Turminha se apresentou na Vila do Doce durante o Férias na Praça e fez muito sucesso. Tanto que já se reuniram com a secretária de Educação, Flávia Banwart – que apoia o projeto – para solicitar autorização para irem em todas as 34 escolas municipais.

Compartilhe

Comente

Leia também