Tudo sobre hamster: 10 curiosidades sobre esse roedor

Os hamsters, são super populares, e você provavelmente já se encantou com algum deles. Muito inteligentes, são roedores cercados de fatos interessantes. Por isso, separamos 10 curiosidades sobre esses pets. Continue lendo e aprenda tudo sobre hamsters!

1. Hamsters aprendem seu próprio nome

Não. Você não entendeu errado! Este pequeno roedor é muito inteligente, e pode aprender seu próprio nome. Especialistas dizem que basta que ele ouça o apelido com bastante frequência. Se você quiser estimular, fique repetindo o nome de seu amigo próximo a ele. Em breve, o ratinho vai aprender e começar a atender quando for chamado.

2. Seus dentes nunca param de crescer

Como são roedores, os dentes dos hamsters nunca param de crescer. Essa é uma forma dos bichinhos sempre estarem com sua alimentação regulada, já que dentes pequenos podem comprometer a nutrição. Mas não se preocupe, com o ambiente correto seu hamster não ficará dentuço e nem perderá sua fofura típica.

Para isso, basta fornecer uma ração equilibrada, além de brinquedos e outros acessórios para hamster, facilmente encontrados aqui na Petz.
Assim, é possível manter dentes fortes e saudáveis. Se achar que seu amigo está um pouco dentuço, procure um veterinário de animais silvestres.

3. São animais muito higiênicos

Que eles são muito fofos ninguém desconfia, mas você sabia que os hamsters são animais extremamente higiênicos? Nossos amigos roedores gostam de limpeza, e um ambiente bagunçado faz mal à sua saúde.

Para ajudar no bem-estar de seu pet, retire as sujeiras todos os dias. Além disso, é recomendado limpar a gaiola para hamster por uma vez por semana, com produtos apropriados.

4. Eles adoram um friozinho

Os hamsters são originários de locais frios, como a China e a Mongólia. Por isso, eles adoram temperaturas baixas e não se dão bem em locais muito quentes.

Portanto, evite que seu amigo fique exposto ao sol, principalmente durante o verão. Além disso, deixe a casinha de hamster longe de fontes de calor, como aquecedores e outros eletrodomésticos.

5. O hamsters são verdadeiros atletas

Pode não parecer, mas este pequeno roedor é um verdadeiro atleta! Hamsters, naturalmente, adoram exercícios, e podem brincar durante horas. Por isso, providencie uma gaiola grande, com muito espaço para as atividades do pet.

A clássica roda de corrida é um item fundamental. Mas, também ofereça outras opções de brinquedos para hamster. Com a bola para roedores, por exemplo, ele pode correr pela casa e interagir com a família!

6. Cuidado com a autodefesa

Apesar de dóceis e brincalhões, os hamsters são pequenos guerreiros, e se defendem caso se sintam ameaçados. Como você é muito maior que seu mascote roedor, às vezes, ele pode se sentir ameaçado.

Assim, não se assuste se, ocasionalmente, levar algumas mordidas. Uma boa dica é evitar acordá-lo, pois isso pode deixar o pet assustado e reagir com os dentinhos.

7. Compartimento especial para comida

Apesar de pequeninos, os hamsters são muito gulosos. Para ajudar em seu comportamento comilão, nossos amigos possuem bolsas especiais nas bochechas, desenvolvidas para guardar comida.

Não fique assustado, no entanto, se perceber que seu pet está comendo bastante. Diferente de outras espécies, os hamsters não comem mais do que devem, e sabem a hora de parar. Por isso, pode deixar o comedouro sempre cheio!

9. Eles são um pouco cegos

Os olhos pretos dos hamsters podem ser fofos, mas eles não são muito bons para enxergar. Estudos mostram que a visão desses roedores é bem ruim, e muitas vezes eles utilizam os bigodes para se orientar. Por isso, já sabe: nada de cortar os bigodes de seu hamster.

10. Tudo sobre hamsters: expectativa de vida

Com os cuidados certos, seu amigo roedor poderá viver de dois a três anos, sendo sempre uma ótima companhia. Por essa razão, é importante saber como cuidar de um hamster. Porque, afinal, eles dependem de uma alimentação equilibrada, ambiente limpo e higienizado, além muitos outros cuidados.

Compartilhe

Comente

Leia também