TSE divulga lista de candidatos impugnados

No início desta semana, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou a listagem atualizada dos candidatos aptos e inaptos a concorrer nas eleições municipais deste ano. Dos 327 candidatos a vereador em Ribeirão Pires, quatro renunciaram, cinco estão com a candidatura indeferida e outros 13 estão indeferidos com recurso, ou seja, ainda continuam na campanha.

Gil Hamada (PPS), Gilvásio (PT) e Piu (PMN) recorrem do indeferimento

As três principais chapas sofreram baixas. O PDT foi o partido com o maior número de impugnados: 04; seguido do PT com 03; PTC, PRP e PRTB com 02 cada um. O PPS, PV, PHS e o PSC tiveram apenas uma indicação cada.

Dentre os principais problemas que levaram à reprovação de candidatura o analfabetismo foi destaque. Candidatos como Zenilda Barreto do Carmo (PTC), Claudionor Ferraz dos Santos (Baianinho – PRP), Maria de Fátima da Imbilina (Fátima do Km4) e Suely Alves dos Santos (ambas PTD) não comprovaram ser alfabetizados. No caso de Fátima, o relatório do juiz informa que “infelizmente é ininteligível a manifestação da requerente a qual, inclusive, quando solicitada para realizar a leitura do texto não conseguiu fazê-lo, sendo, desta feita, impossível qualificá-la como alfabetizada”.

Um dos casos que mais chamou atenção foi o de Gilson Hamada (PPS).  Gil havia feito acordo com a Justiça referente a uma condenação e assumiu o compromisso de que não concorreria nas eleições de 2010 e 2012, mesmo assim registrou sua candidatura. Atualmente o candidato concorre sub judice.

Dentre os candidatos da coligação “Mudar Para Melhor”, Marcos Pinto de Lima, o Piu do PMN é o que se encontrou em situação mais delicada e está impossibilitado de concorrer porque não está quite com a Justiça Eleitoral por irregularidade na prestação de contas. Segundo o candidato, “a situação está fácil de reverter já que houve apenas uma confusão documental” e que “os advogados já estão trabalhando nisso”.

Compartilhe

Comente

Leia também