Tripudiar sim, por que não?

Por Gazeta

O ex-presidente Lula, assim que confirmada a prisão de seus amigos e assessores por conta do chamado Crime do Mensalão, veio a público com a cara de pau que lhe é peculiar e disse que é desnecessário tripudiar sobre os presos. Acho aceitável que o ex-presidente proteste solidariedade aos amigos que o blindaram de tal forma que tornou-se impossível processá-lo junto aos outros, embora o crime estivesse ocorrendo sob suas barbas e sob o mesmo teto, o Palácio do Planalto.

Dirceu, Delúbio e Genoíno, companheiros daquele que pode ser o maior esquema de corrupção da história do país, começaram a pagar pelo Mensalão e estão conhecendo a dura realidade da vida atrás das grades. Embora já tenham ganho privilégios como visitas em dias diferenciados dos demais presos, têm que usar uniforme, chinelos, toalha, sabão, creme dental, caneca e colheres de plástico, o chamado “Kit Presidiário” que Direceu pensou em recusar antes de ser informado que recebê-lo não era uma opção.

O código de conduta do lugar manda andar de mãos para trás, cabeça baixa e sempre pedir permissão para falar, de preferência fazendo uso da expressão “por favor”. Um agente penitenciário confidenciou a um repórter da revista Veja que nunca pensou ouvir do ilustre trio um “com licença senhor”.

É triste presenciar o sofrimento de um ser humano em tal situação, mas não nos esqueçamos que os mesmos provavelmente não tiveram nenhuma compaixão quando no poder tripudiaram sobre todos os cidadãos brasileiros.

Compartilhe

Comente

Leia também