Tribunal de Contas atualiza lista e mantém Dedé da Folha como “ficha suja”

Na última quinta-feira (17), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) remeteu à Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo, a lista atualizada de políticos que tiveram suas contas julgadas irregulares pela corte, ou seja, a lista dos “Ficha Suja” condenados por mau uso do dinheiro público.

Segundo informações, parecer do Ministério Público de Contas foi desfavorável

Segundo informações, parecer do Ministério Público de Contas foi desfavorável

Os listados, no caso, incorreram em improbidade administrativa, palavra que pode ser utilizada para designar corrupção, desonestidade, malversação administrativa, ou ainda, o exercício da função pública de maneira ilegal ou imoral, seja pela omissão indevida de atuação funcional, seja pela não observância dolosa ou culposa das normas legais.

Na extensa listagem de 165 páginas e 3457 nomes, que também foi divulgada no portal do órgão, constam quatro nomes de Ribeirão Pires, com destaque para o ex-vice-prefeito de Ribeirão Pires, Edinaldo de Menezes, o Dedé da Folha, cujas contas relativas a 2008, quando era presidente da Câmara Municipal, foram rejeitadas e tiveram trânsito em julgado no dia 7 de janeiro de 2013, deixando-o inelegível e “Ficha Suja” até 7 de janeiro de 2021, de acordo com o disposto na Lei Ficha Limpa.

No último dia 03 de março, o Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo emitiu parecer a respeito da tentativa de revisão de julgado impetrada em agosto do ano passado pela defesa de Dedé da Folha, que ainda sonha com uma reviravolta que permita sua candidatura a prefeito de Ribeirão Pires.

O processo foi remetido à análise documental por parte do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo. Segundo informações apuradas pelo Mais Notícias, o parecer foi desfavorável à Revisão de Julgado. A documentação foi remetida a Secretaria Diretoria Geral do TCE que também emitirá opinião. Esta etapa não tem prazo para conclusão.

Cabe ressaltar que, em entrevista ao jornal Mais Notícias, o advogado especialista em direito eleitoral, Dr. Arthur Rollo, já havia dito que o caso de Dedé da Folha “é muito, muito difícil de ser revertido”.

Enquanto a decisão não sai, o PPS já trabalha em um “Plano B” – que tem mais cara de “Plano A” – com a filiação de nomes de peso como o de Banha à legenda. Há quem diga que o vereador – um dos mais populares da cidade – seja o favorito para uma eventual candidatura majoritária em outubro.

Outros agentes – Os outros agentes públicos de Ribeirão Pires que constam na lista são Alfredo Antonio Del Nero Junior e o ex-vice prefeito e Secretário de Saúde Jorge Mitidiero, ambos “Ficha Suja” até 12 de maio de 2023, ambos por conta do Caso Illuminatus, terceirização da Saúde de Ribeirão Pires cujas contas foram rejeitadas, além de Antônio Aílton Andrade, que está inelegível até 05/07/2018, por contas rejeitadas como superintendente do Imprerp (Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires) em 2006.

Compartilhe

Comente

Leia também