TREINO BOM PARA CACHORRO! Entre em forma com o seu melhor amigo

Eliana Maciel de Góes

Médica Veterinária

CRMV 4.534

Você anda procurando companhia para caminhar? Seu parceiro ideal pode, sim, ter quatro patas. Transformar os passeios diários com seu cachorro em treinos poderosos é uma maneira divertida e eficiente de entrar em forma. Juntos podem emagrecer, melhorar a capacidade cardiovascular, ganhar disposição, força e resistência e mandar o stress embora. E os bichos agradecem, pois cachorros que se exercitam perdem o medo, ganham segurança e se comportam melhor que aqueles que vivem trancados e a atividade física faz com que eles durmam melhor assim como ocorre com as pessoas.

Adote Mariazinha: Fêmea castrada, porte pequeno, vacinada, vermifugada, mansa, brincalhona, tem aproximadamente três anos. Ligue para 4824-3748

A psicologia ajuda a explicar o sucesso desta parceira por ser uma forma de incentivo, principalmente nos momentos em que não há motivação para malhar e vamos por causa do cachorro e acaba por fazer um bem enorme para a gente mesmo. É verdade: imagine você chegando em casa, com aquela vontade de se jogar no sofá, e o cachorro latindo e abanando o rabo para passear…Não tem jeito: é deixar a preguiça de lado, calçar o tênis e ir para a rua. Sem contar que malhar com seu bicho de estimação é uma verdadeira terapia: focando a atenção no seu cão e no ritmo de exercício você desvia os pensamentos dos problemas e das tensões do dia a dia. E a caminhada ainda reforça a sua cumplicidade e estreita seus laços com o peludo.

Mas para que a malhação dê certo é essencial que você saiba adequar o seu ritmo ao do animal, principalmente se os passeios diários até agora se limitavam a uma voltinha no quarteirão. O cão tem que ser treinado lentamente, vale mais a freqüência do que a intensidade. Ou seja, não adianta levá-lo para passear só nos finais de semana, pois se ele não está acostumado não vai agüentar.

Portanto, a ordem é começar com caminhadas leves nas primeiras semanas para só depois apertar o passo. Preparados?

Compartilhe

Comente

Leia também