Travessia Segura educa pedestres e motoristas de Ribeirão Pires

Organizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, através do Grupo de Trabalho Mobilidade, a campanha Travessia Segura realizou um importante ato de conscientização de motoristas e pedestres de Ribeirão Pires e de outras cidades do ABC. Semana passada, um grupo de atores e monitores do projeto estiveram na Rua João Domingues de Oliveira, 306, no Centro de Ribeirão Pires, próximo à agência dos Correios, promovendo intervenções lúdicas na travessia. Ação semelhante foi realizada nos municípios de Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul paralelamente.

Campanha iniciada semana passada em cruzamentos de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul

A nova fase da campanha envolveu 360 performances em cruzamentos vulneráveis ou de grande movimento dos sete municípios, o programa será realizado até dezembro. Durante toda esta semana será a vez de São Bernardo do Campo ser incluída.

Os primeiros locais a receber a atividade foram as travessias da Rua Serafim Constantino, s/nº, em frente à Estação Rodo-Ferroviária Nicolau Delic, em São Caetano do Sul; e da Av. São João, altura do nº 12 (em frente à banca de jornal) nas proximidades do Trevo de Rio Grande da Serra, na Rodovia Antonio Adib Chammas (SP-122). Em São Caetano, atores especialmente contratados para a campanha interpretavam com bom humor personagens como o anjo e o diabo, que apontavam a forma correta e a errada de fazer a travessia. Já em Rio Grande, uma “mão gigante” ensinava a forma certa de sinalizar a intenção de atravessar aos motoristas, enquanto um “homem-carro” chamava a atenção na faixa. A escolha dos locais foi definida por técnicos das prefeituras, a partir dos pontos de maior risco ou de grande concentração de pessoas, permitindo maior visibilidade das intervenções.

A abordagem tem como alvo pedestres e motoristas em travessias com e sem semáforos. Em cada apresentação, dois atores realizam as performances e dois monitores explicam a campanha com a entrega de panfletos de orientação, além de haver acompanhamento de um agente de trânsito do município.

Campanha – A conscientização dos motoristas e pedestres é o foco da Campanha Travessia Segura para iniciar a mudança de comportamento da população e implantar o gesto para o pedestre pedir a travessia, estendendo o braço para sinalizar ao motorista sua intenção nas travessias sem semáforo. Nas travessias com semáforo, deve-se aguardar o sinal verde para pedestre. A meta é reduzir o número de mortos e feridos por acidentes de trânsito pela metade até 2020, em conformidade com a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Lançada no final do ano passado, a campanha inclui a distribuição de um milhão de panfletos e filipetas, além de adesivos, outdoors, busdoors, cartazes, faixas, intervenções de rua e painéis eletrônicos.

Compartilhe

Comente

Leia também