Tiragem do Mais Notícias será comprovada através de auditoria

A partir dessa semana, para dar ainda mais transparência e credibilidade ao jornal, o Mais Notícias passará a ter sua tiragem auditada. A ASPR Auditoria garantirá, com precisão, quantos exemplares do jornal são impressos, baseado em contagem física e provas documentais. Além de firmar compromisso com os anunciantes e leitores de que a tiragem divulgada é realmente verdadeira, o Mais Notícias também estará em cumprimento com a Lei nº.12.232, sancionada em 29 de abril de 2010, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratações pela administração pública de serviços de publicidade nas esferas Federal, Estadual e Municipal. De acordo com a regra, “para fins desta Lei, considera-se serviços de publicidade o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, com o objetivo de promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir ideias ou informar o público em geral”. O texto ainda diz que “a agência contratada nos termos desta Lei só poderá reservar e comprar espaço ou tempo publicitário de veículos de divulgação, por conta e por ordem dos seus clientes, se previamente os identificar e tiver sido por eles expressamente autorizada”. Veículos de mídia escrita só poderão publicar campanhas publicitárias dos órgãos Executivo e Legislativo, como participar de processos licitatórios, se forem auditados.

Ary Silveira Bueno é contador e diretor da ASPR, empresa que atua com auditoria de tiragem há 10 anos

Para o contador e diretor da ASPR, Ary Silveira Bueno, a Lei nº.12.232 proporciona uma nova realidade ao mercado publicitário. “A importância é grande porque a gente via no passado muitos veículos mencionarem determinadas quantidades e serem outras e esta lei trata diretamente do aspecto de circulação. Quando se fala em auditoria de tiragem e circulação você tem o editor, patrocinadores, apoiadores, anunciantes e os consumidores, que são os leitores, então, são ‘n’ interessados ao mesmo tempo e cada vez mais é preciso fazer o conteúdo apropriado chegar ao seu foco e esse processo todo de auditoria de tiragem ganha muita importância”, fala ele, que acrescenta outro ponto de destaque da lei: “É uma grande oportunidade aos pequenos e médios veículos de publicidade, que se estruturem e tenham as auditorias de tiragem e circulação e, com isso, fiquem aptos a disputar o grande ‘bolo’ publicitário oriundo do setor público direto das três esferas e entidades por eles controladas, direta ou indiretamente”.

A ASPR atua com auditoria de tiragem e circulação há 10 anos. No Grande ABC, a empresa audita cerca dez veículos de comunicação e outros dez fora da região.

Michel Haibi, Executivo de Contas da agência de publicidade Octopus, que trabalha com a publicidade de várias Prefeituras, fala sobre o impacto positivo que a lei traz ao mercado de publicidade. “Essa lei tem um impacto positivo para o mercado publicitário, porque só serão contratadas agências que, por exemplo, tenham a certificação do Conselho Executivo das Normas-Padrão – CENP, escolhido para ser o fiscalizador da qualificação técnica das agências do país. A nova lei assegura transparência às licitações e controle da sociedade sobre a execução dos contratos públicos na área da publicidade e abre a oportunidade de todos os veículos se adequarem às exigências da lei. Portanto, aqueles que não o fizerem poderão estar de fora da distribuição de verba”.

A lei é importante para todos os órgãos públicos”, destaca Vera Guazzelli, secretária de Comunicação de Ribeirão Pires

A Prefeitura de Ribeirão Pires já se enquadrou às determinações da Lei nº. 12.232. A secretária municipal de Comunicação, Vera Guazzelli, destaca a importância da legislação para o Poder Público. “A lei é importante para todos os órgãos públicos, pois padroniza os procedimentos de contratação de serviços de divulgação por meio de critérios técnicos e objetivos, o que proporciona maior investimento dos recursos públicos”, fala.

“Um veículo auditado mostra a transparência, a seriedade e, principalmente, a comprovação dos números de circulação perante o mercado, dando toda a segurança para o anunciante e a agência”, completa Michel.

“Estamos satisfeitos por mais essa conquista que virá a aumentar a credibilidade do veículo”, fala Gazeta

O proprietário e editor do Mais Notícias, Antônio Carlos Carvalho, o Gazeta, fala sobre a importância da auditoria de tiragem e circulação do jornal e os benefícios que essa ação trará aos anunciantes. Confira.

Gazeta ressalta que no mercado publicitário, preço não é tudo

Mais Notícias – Auditar a tiragem do jornal é um projeto recente ou é um plano que já vem de longa data?

Gazeta – Há muito tempo eu já queria auditar nossa tiragem, porém, havia outras prioridades, tais como pagar os antigos sócios, atualizar os equipamentos e manter o site.

Mais Notícias – E agora deu certo?

Gazeta – Bem, agora fomos quase que ‘atropelados’ pela Lei nº.12.232 e muito embora seja uma despesa extra – e não é pequena, é o quarto maior custo do jornal, abaixo apenas da gráfica, folha de pagamento e distribuição -, estamos satisfeitos por mais essa conquista que virá aumentar a credibilidade do veículo junto às agências de publicidade e anunciantes avulsos.

Mais Notícias – Você citou o aumento de despesas. Como compensar isso?

Gazeta – A receita virá dos novos contratos com novos clientes e anúncios dos órgãos oficiais, municipais, estaduais e federais, que têm verba empenhada para utilizar com veículos que se adequarem à nova lei.

Mais Notícias – E no que essa auditoria beneficia seu cliente?

Gazeta – Muitas empresas que representam outras maiores, como por exemplo, lojas de automóveis, material de construção, franquias, etc., não repassam verbas para seus representantes ou franqueados porque não confiam nas tiragens e circulação dos veículos. Essa auditoria irá credenciar o Mais Notícias junto a estas empresas que poderão repassar verbas e fazer parcerias com seus representantes locais para anunciar no nosso jornal.

Gostaria de encerrar lembrando aos potenciais anunciantes que preço não é tudo no negócio de publicidade. O anunciante precisa de garantia que seu investimento está sendo bem aproveitado, numa tiragem e circulação honestas.

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