Tenha um Carnaval Animal

Por Cecília Bentini, da OSCIP AjudAnimal

Olá, queridos leitores.

O carnaval está próximo e muita gente já  pensa em cair na folia, ir para a praia, ou simplesmente sair da cidade para um passeio prolongado.

Fantasia de dinossauro para cães

Nem todas as pessoas incluem nesta viagem o seu animalzinho de estimação e, para curtir  esta festividade, são capazes de abandoná-los a mercê de toda sorte, só por causa do prazer temporário de quatro dias de folia.

Nessa época existe uma grande elevação do número de cachorros deixados nas ruas da cidade, o que causa preocupação às entidades de proteção animal, como a nossa, o AJUDANIMAL.

Estamos com a nossa capacidade máxima, e não temos como resgatar mais cães ou gatos, bem como a Prefeitura, cujo canil se encontra lotado.

Sempre orientamos as pessoas a não cometer este ato de crueldade.

Abandonar animais é crime e, além de caracterizar maus tratos ao animal, pois o mesmo passa fome e sede e, muitas vezes, acaba vítima de atropelamentos, ainda existe o risco para a população, podendo haver transmissão de doenças e agressão por parte do animal, que geralmente encontra-se assustado. “Infelizmente é difícil resolver o problema do abandono, que é feito por pessoas irresponsáveis que, em vez de procurar um hotel de animais ou um parente que fique com o cachorro durante o carnaval, acabam optando por abandonar o animal”.

Um cachorro invadiu o desfile da Imperatriz Leopoldinense na Marquês de Sapucaí, durante passagem de uma ala em 2009

As pessoas têm todo o direito de descansar e se divertir no carnaval, mas não possuem o direito de penalizar o seu bichinho por conta desta festa.

Se pretende viajar, já faça um planejamento com antecedência.

Pesquise locais onde possa deixar o animal com segurança.

Pesquise também locais onde o animalzinho possa viajar junto com a família.

Se o animal for na viagem, procure pegar estrada em horário onde o Sol não esteja tão forte, leve água para o animal beber e faça paradas para que ele possa fazer suas necessidades.

No caso de viagem de avião ou ônibus, pesquise junto a empresa as regras para o transporte do seu animal.

Tanto você como o animal devem comer apenas coisas leves.

Em viagens prolongadas, consulte o veterinário de sua confiança e peça orientação sobre como manter a saúde de seu amigo.

Desejamos um excelente carnaval, sem abandonos, para você e seu animal!

Compartilhe

Comente

Leia também