Teleférico: outra ideia para o Turismo da Estância

Imagine uma estrutura envolvendo uma cabine, cabos de aço e cadeiras suspensas instaladas dentro do estacionamento do Complexo Cultural Airton Senna, em Ribeirão Pires. Imagine também que os cabos conduzem as cadeiras até o alto do Morro Santo Antônio, onde outra cabine esteja instalada próxima à capelinha. Toda essa aparelhagem levaria turistas morro acima e os traria de volta em um interessante ponto turístico da cidade. Agora saiba que toda essa imaginação está prestes a acontecer.

Ribeirão pode ser mais uma cidade com o teleférico como atrativo turístico

O teleférico é considerado uma atração turística interativa e contemplativa, uma vez que valoriza o local (vista aérea) e o relevo. Em Ribeirão Pires, no local citado, daria a oportunidade para que as pessoas vislumbrassem uma visão panorâmica da cidade.

Na cidade, existe um empresário que tem se destacado com ideias inovadoras para fomentar o turismo municipal. Marinho entrou em contato com algumas empresas especializadas em construção de teleféricos e se surpreendeu com uma delas, que já desenvolveu até um projeto específico para Ribeirão Pires. “Eles me confirmaram que já existe um orçamento, que gira em torno de R$ 2,5 milhões para fazer esse projeto acontecer”, revelou Marinho.

O empresário explica que já está em busca de apoiadores para tornar realidade tal projeto. “O que mais quero é que o selo turístico que conquistamos com tanto sacrifício seja, de fato, motivo de orgulho para a cidade. Estou fazendo o que qualquer outro munícipe poderia fazer ao entrar em contato com um e outro e tentar viabilizar vários projetos turísticos”, destaca.

Para a instalação do equipamento, haverá um mínimo de impacto ambiental. Como a taxa de ocupação do solo é mínima, uma vez que o percurso envolve um circuito aéreo e cada torre de sustentação ocupa um espaço de apenas 2 m², a única tarefa que falta é convencer o Poder Público a aplicar o investimento, que poderia ser solicitado ao DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

A empreitada ainda está em estudo, mas já mostra avançadas as negociações para a conquista de mais um ponto turístico para a cidade.

Voos de balão nesse final de semana

Na última edição do caderno Mais Turismo, divulgamos que o mesmo empresário, Marinho, é o idealizador do projeto que torna Ribeirão Pires como rota de passeios de balão. Neste sábado, dia 23, a partir das 7h30 da manhã, os moradores da cidade poderão contemplar a realização do plano. Um grupo de pessoas irá decolar do pátio da empresa Água Olímpica, no Barro Branco e deverá sobrevoar toda a cidade em um percurso que durará uma hora. Caso as condições climáticas não forem favoráveis, o voo passará para domingo pela manhã ou para a próxima semana.

Outro detalhe importante é que qualquer pessoa pode realizar voos de balão sobre a cidade, basta que exista no mínimo oito interessados que arquem com o custo de R$ 250 por pessoa. Interessados podem confirmar o voo diretamente com o empresário pelo telefone11 7876-5895.

Compartilhe

Comente

Leia também