Tartarugas: conheças os tipos e as diferenças entre aquáticos e terrestres

Apesar de muitas pessoas chamarem de tartaruga, os cágados e jabutis apresentam características próprias

As tartarugas não estão na lista de animais de estimação mais comuns, mas elas sabem fazer a cabeça das pessoas. Esses répteis são tímidos, calmos e lentos, mas combinam perfeitamente com donos que possuem um estilo de vida tranquilo e em casas que um cachorro ou gato não é viável.

Mas, antes de adotar uma tartaruga, é preciso saber que existem vários tipos que se dividem em aquáticas e terrestres. É importante conhecer quais são para ver qual se adequa melhor às condições oferecidas pelo dono. Além disso, saiba que nem todos esses répteis são exatamente tartarugas.

Todo réptil com uma carapaça nas costas é classificado como testudines ou quelônios. Dentre eles, temos as tartarugas, cágados e jabutis. Apesar de muitas pessoas não conhecerem pelos nomes e acharem que são tartarugas, cada tipo possui características próprias e que divergem entre si. Pensando nisso, conheça mais sobre esse três animais e aprenda a diferenciá-los.

 

Cágado

Esse quelônio é considerado semi-aquático, ou seja, realiza parte das suas atividades dentro da água e a outra parte fora. O cágado não gosta de viver apenas na água doce. Pode ser observado uma diferença física nesse animal, pois seu casco é mais achatado, até um pouco ovalado. O formato das patas são diferentes, possuem dedos com membranas para otimizar os movimentos feitos na água. Um exemplo de espécie é o cágado-de-barbicha.

Tartaruga

As tartarugas se tornaram mais famosas do que seus parentes cágados e jabutis, além de estarem em maior número. Elas são na maioria das vezes aquáticas, saindo da água para tomar sol ou desovar, mas existem tipos terrestres. As tartarugas podem viver em água doce ou salgada, dependendo da espécie. Em relação ao físico, a carapaça é arredondada e alta. O pescoço não é tão comprido e, ao colocar a cabeça para dentro do casco, não inclinam o pescoço para a lateral como os cágados e jabutis. Exemplos de tartarugas são tartaruga-da-amazônia, tracajá e irapuca.

 

Jabuti

O jabuti é a espécie que só fica na terra, não se adaptando ao ambiente aquático. O casco desta espécie é mais alto em comparação a tartaruga. Geralmente, os quelônios gigantes são jabutis. As patas traseiras são de formato cilíndrico e as dianteiras tem escamas grossas e são bem curvadas. No Brasil, existem duas espécies de jabutis, o jabuti-piranga e o jabuti-tinga, o primeiro é menor e apresenta cores mais vivas em seu casco.

O caráter dos quelônios aquáticos e terrestres

É difícil definir exatamente o caráter desses répteis, mas é possível ter uma noção baseado no habitat que vivem e se são domésticos ou não. No caso do animais terrestres, o temperamento é mais forte e imprevisível. No caso dos jabutis, que não se adaptam a água, geralmente são criados livres e estão a todo momento protegendo seus filhotes. Esse modo de vida faz eles estarem sempre na defensiva e desconfiados.

No entanto, os quelônios aquáticos são mais tranquilos e calmos. As tartarugas, animais principalmente da água, se comportam muito bem cativeiro. Talvez, por causa desse caráter, elas são as mais escolhidas como estimação. Entretanto, essa calmaria não é via de regra. A tartaruga-aligator é um exemplo de agressividade estrema. Esse animal recebeu esse nome por causa da potente mordida.

 

Diferença de patas

 

As patas é uma diferenças nítida entre os habitantes da água e os da terra. Elas são adaptadas conforme o ambiente que o animal vive, por isso é um dos elementos mais importantes. Quando estamos diante de uma tartaruga marinha – ficam constantemente no interior da água – é claro que suas patas teriam um formato semelhante a nadadeiras. Elas são chamadas de membranas interdigitais, por se encontrarem entre os dedos das patas e ajudarem o animal a nadar.

No caso dos quelônios terrestres, essas membranas não existem e as patas têm forma de tuboe, são mais grossas, firmes e os dedos são mais desenvolvidos. Outra diferença é em relação as unhas. No animais de terra, elas são mais curtas e atrofiadas, já nos aquáticos as unha são compridas e acabadas em ponta.

 

Longevidade

 

Quem gosta destes répteis sabe que eles são investimentos de longo prazo. Pode ter algumas diferenças na longevidade das espécies aquáticas e terrestres, mas num geral vivem por muito tempo. Os quelônios da água costumam viver entre 15 a 20 na natureza. Em cativeiro, podem chegar até 30 anos se recebem bons cuidados.

Já os tipos da terra tem maior tempo de vida, podendo chegar até 100 anos. É claro que tudo isso irá depender da espécie, mas principalmente dos cuidados recebidos em casa. Na natureza, animais aquáticos e terrestres podem não ter uma longa vida, mas em cativeiro é bem possível.

Leve em consideração todos estes fatores antes de adotar algum desses animais. Seja tartaruga, cágado ou jabuti, eles precisam de cuidados e dedicação por muito tempo. Tenha em mente que seu animal pode viver mais do que você. Veja se você tem condições de cuidar por longos anos.

(fonte: canal do pet)

Compartilhe

Comente

Leia também