Sustentabilidade: É possível realizar no dia a dia

Sustentabilidade é a palavra do século, mas na pratica o que ela significa? No dicionário, a explicação ao pé da letra, seria a “qualidade de sustentar”. Nos dias atuais, a busca por esse simples conceito gera cada vez mais uma sociedade preocupada em manter a qualidade de vida sem destruir o meio ambiente.

O caderno Eco Mais entrou em contato com a ONG PNUMA (Nações Unidas para o Meio Ambiente) para abordar o assunto e mostrar como as pessoas podem empregar a sustentabilidade no dia a dia.

A principio, a melhor forma é mudar alguns hábitos e rotina, “as pessoas podem realizar pequenas atitudes, como reciclar, gerar menos resíduos, consumir de forma consciente, não desperdiçar água e pensar em formas alternativas e menos impactantes de transporte, entre muitas outras, podem fazer a diferença. Aos governos e formuladores de políticas cabe oferecer condições para que as pessoas possam tomar essas atitudes, como ter coleta seletiva, incentivar a produção sustentável, oferecer transporte coletivo de qualidade e outras atitudes”, sugere Marcelo Tavela, assessor da ONG PNUMA.

Fazer pequenas ações dentro de casa é apenas uma parte do trabalho, para maiores resultados deve existir o apoio das autoridades. “Além de oferecer condições para que as pessoas possam ser sustentáveis, é responsabilidade dos governos conscientizarem e educar a sociedade sobre a sustentabilidade e a necessidade de uma mudança no padrão de consumo. Outra forma das autoridades atuarem é dando exemplo. O Governo Federal lançou uma iniciativa interessante, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que visa implementar uma gestão socioambiental nas atividades administrativas e operacionais”, explica Tavela.

Ribeirão Pires tem potencial para abranger de forma inteligente a sustentabilidade. “Por ser uma estância turística, uma sugestão é investir no turismo sustentável. A atividade turística é grande empregadora, mas gera grandes impactos, principalmente em locais de ecoturismo. É importante conscientizar os turistas e agentes de turismo sobre a redução destes impactos. O desenvolvimento do turismo sustentável, de baixo impacto, estimula a criação de empregos verdes e a incentiva a Economia Verde”, concluiu o assessor da ONG.

É possível fazer a diferença, a pequena ação de todos gera uma reação em cadeia resultando em pessoas mais conscientes, e também em uma vida mais saudável. A sustentabilidade é um esforço conjunto de toda a sociedade e envolve desde atitudes mais simples até grandes transformações.

Compartilhe

Comente

Leia também