SP tem 9 internações diárias por queimaduras

No Dia Nacional de Luta contra Queimaduras (6 de junho), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta: apenas em 2010 houve quase nove internações diárias por queimaduras no Estado, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Das 3.188 hospitalizações por queiomadura registradas na rede pública no ano passado, 80% foram relativas a lesões de médio e grande portes.

Dados analisados pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria, envolvendo o atendimento de 235 pacientes em 2009 corroboram o alerta: 77,4% das queimaduras ocorrem em acidentes domésticos e atingem, em 40% dos casos, crianças de 0 a 9 anos.

Além disso, em às causas de queimaduras, 41,3% são por combustão (fogo e álcool), 33,2% por escaldo (água quente, café, sopa, entre outros) e 8,9% por contato (esbarrar em forno ou ferro de passar, por exemplo).

“A média da extensão das queimaduras tratadas no HC é de 13%, o que equivale a quase dois braços inteiros”, ressalta Luiz Philipe Molina Vana, chefe do Ambulatório de Queimados do hospital.

Unidades da Secretaria realizarão, nessa semana, atividades de orientação à população. O Hospital Estadual de Vila Penteado, localizado na Zona Norte da capital paulista, promoverá no dia 10 de junho, sexta-feira, às 11h, palestra aberta à população sobre prevenção de queimaduras.

Já o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), localizado no interior de São Paulo, promove na manhã de hoje ação para conscientizar a população quanto aos perigos da queimadura para organismo. Também haverá distribuição de gibis às crianças sobre o tema.

Compartilhe

Comente

Leia também