Sorrir sem medo de ser feliz

Já diz o velho e conhecido refrão: sorrir é o melhor remédio. Mas muita gente se limita a um sorrisinho amarelo ou coloca a mão na boca quando vai sorrir, tudo para evitar o constrangimento que a falta de dente lhe causa. Os dentes têm importância funcional (mastigação, fala) e estética e a boa condição bucal é, além de saúde, qualidade de vida.

Dr. José Carlos Moretti Frias é especialista em implantes

Para quem perdeu o dente, seja por um problema sistêmico ou por falta de cuidados, a implantodontia é a solução para sorrir sem medo de ser feliz e ainda com mais uma vantagem: está cada vez mais acessível. “A princípio era uma tecnologia de fora, então, o custo era muito alto. Mas com a evolução da indústria nacional, que não deve nada às empresas de fora, temos hoje no mercado implantes dentários de excelente qualidade e isso fez reduzir bem o custo”, fala o cirurgião dentista, especialista em implantes, Dr. José Carlos Moretti Frias.

Primeiramente, para colocar um implante, é preciso fazer um bom planejamento, que direcionará o trabalho que será feito com o paciente. “A conversa com o paciente é muito importante para descobrir quais os seus objetivos e quais as reais possibilidades de trabalho que existem. A gente lida com a expectativa do paciente e isso é muito sério. A pessoa que vem no consultório quer ter um sorriso bonito, quer tudo que um dente propicia, desde a parte funcional, até estética, que normalmente é a mais desejada, então, precisamos ver o que a gente pode devolver para essa pessoa”.

O material usado para o implante é o titânio, que tem a capacidade de se integrar ao osso, portanto, o organismo não o vê como um corpo estranho. Sendo assim, não há possibilidade de rejeição.

Quando se fala em implantes, uma das grandes dúvidas é com relação à durabilidade. O especialista diz que não há como definir o tempo, pois isso dependerá dos cuidados que o paciente terá dali por diante. “A longevidade do trabalho está ligada ao planejamento inicial feito pelo dentista e a higienização que o paciente vai ter”, explica ele, que acrescenta: “É importante também fazer um controle, um acompanhamento desse implante, porque como não dói, é importante radiografá-lo de tempos em tempos. Se fizermos uma radiografia agora e daqui um ano a pessoa tem uma perda óssea, temos que pesquisar porque isso aconteceu: se é um problema de esforço, ou se a pessoa não está escovando direito”.

Serviço – Para mais informações sobre implantes dentários, o consultório do Dr. José Carlos fica na Rua Angelino Francisco Gianasi, nº. 98, salas 11/12, Bairro Santana, Ribeirão Pires, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 9h ao meio dia. Telefone: 4825-4986.

Dr. José Carlos atua na área desde 1994 e também leciona em faculdades como Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco) e CEPO (Centro Poli Odontológico), em cursos de especialização.

Compartilhe

Comente

Leia também