Somente unido o ABC é Grande

Um dos grandes legados de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André cuja morte completa 17 anos amanhã foi a implantação do conceito de regionalismo no ABC. Mais do que sete cidades ligadas por uma sigla, nossa região, até mesmo pelos efeitos da desconcentração da indústria metalúrgico-automobilística que hoje está espalhada pelo país, cada vez mais precisa pensar seus problemas e soluções em conjunto.

Nunca antes na história desta região, em qualquer ponto da esfera pública, pensou neste conceito com tanta propriedade quanto ele que, até hoje, é considerado um visionário em uma região que, tradicionalmente é provinciana, uma espécie de terra eternamente em transe aguardando a volta dos tempos áureos sob a nada discreta sombra de São Paulo, uma das principais megalópoles do planeta.

Se para muitos era um “Complexo de Vira-Latas”, para Celso Daniel era inspiração. Tratar a região como uma única grande cidade, com problemas e soluções a serem debatidos conjuntamente era uma forma de mostrar a grandeza e relevância da região para o país, facilitando por exemplo o aporte de projetos e verbas federais. Com esse pensamento, nasceu o Consórcio ABC.

Entretanto, seja por questões ideológicas ou políticas, a entidade foi desidratada recentemente. Começando pela diminuição das anuidades pagas pelas prefeituras, de 0,5 % da receita líquida anual para os atuais 0,17 % e terminando nas saídas de Diadema, São Caetano do Sul e Rio Grande da Serra, o que soterrou o ideal de Daniel.

Por isso, não deixa de ser louvável a intenção do atual presidente, Paulo Serra, Prefeito de Santo André, em remodelar e, porque não, ressuscitar o Colegiado. Ele tem buscado diálogo com os dissidentes para buscar um retorno e também uma remodelação no órgão que, obviamente, sem 40% de seus membros perde muita força e repete o ocorrido no início da década de 90, quando o grupo de prefeitos preferiu se fechar em suas próprias divisas.

Ressurgido no final da década de 1990 sob a bênção do então governador Mário Covas, a entidade mostrou ser muito mais do que um mero grupo de cidades e ter força similar ou superior a de um deputado. Trata-se de uma entidade forte, que pode mudar o futuro da região trabalhando por melhorias em conjunto e catapultando o desenvolvimento das cidades, em especial as menores como Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Mais do que o legado para o país, já que Celso Daniel foi o grande incentivador da guinada ao Centro do PT e foi representando nos 14 anos de Lula e Dilma na pessoa de sua ex-esposa Miriam Belchior, fica o legado para nossa região e uma lição: sem a necessária união, o futuro das sete cidades ficará em cheque. Porque o Grande ABC não existe na base do cada um por si e só tem relevância em conjunto.

Compartilhe

Comente

Leia também