Solange Frazão: um exemplo de mulher

Aos 49 anos, ela é linda, referência de disciplina, vida saudável e corpo em forma. Muito atenciosa, Solange Frazão conversou com o Mais Notícias sobre família, saúde e dividiu alguns dos seus segredos de beleza.


Solange é o exemplo de que saúde resulta em beleza

Mais Notícias: Você é uma das mulheres mais bonitas do Brasil. Acredito que seja uma delícia ser vista assim, já que toda mulher gosta de ser elogiada. Ser referência pesa às vezes? Se sente pressionada a manter um patrão?
Solange Frazão: Obrigada pelos elogios!  É delicioso demais ser vista como uma pessoa “bonita ou bela”. Elogios são bem-vindos em todos os momentos, principalmente quando já passamos da idade em que é mais natural receber um.
Não me sinto de forma alguma pressionada. Afinal, sou vaidosa e me cuido sempre. Quero estar bonita para mim em primeiro lugar e depois para todas as pessoas. Acho até que enquanto você é referência, você fica ainda mais fortalecida para sempre estar bonita e continuar sendo elogiada.

Mais Notícias: E para continuar bonita você precisa se manter em forma, né? Conta para a gente como é sua rotina de exercícios.

Solange Frazão: Na verdade não tenho uma rotina de exercícios. Procuro diversificar muito e mudar sempre, mas uma coisa é certa, cinco vezes por semana estou pronta para fazer meus exercícios na primeira hora do dia com muito prazer. Hoje tenho o privilégio de ter o meu personal, Disnei Sanches, que fez um programa de exercícios especial pra mim, direcionado para minhas necessidades. Faço exercícios aeróbios, e uma mistura de exercícios funcionais e mais máquinas de musculação pesadas. Tudo depende do programa que estou cumprindo. O mais importante é que não falto nenhum dia e sou extremamente disciplinada.

Mais Notícias: Essa disciplina também existe na sua rotina alimentar?
Solange Frazão: Minha alimentação é extremamente rigorosa. Mantenho a disciplina de comer de três em três horas e também tomar muito líquido durante o dia. Faço questão de que as minhas refeições sejam feitas em casa, quando possível, porque posso garantir a qualidade. Mas quando não posso, exijo sempre o melhor. Legumes, verduras, frutas, oleaginosas, integrais, carnes brancas e se possível tudo orgânico. A frase “você é o que você come” é muito verdadeira e temos que ter a consciência disso.

Mais Notícias: Você falou que bebe muito líquido. O que você bebe? Água, chá e sucos?

Solange Frazão: Sim, o dia inteiro aos poucos. Sempre procuro encher uma garrafa de 2 litros e sair com ela por aí. No final do dia tenho que ter tomado tudo. Mas também adoro beber chá a noite e sucos antes das refeições. O organismo agradece porque ele precisa ser hidratado e limpo.

Mais Notícias: Solange, conta para gente: você nunca sai da dieta? Não tem nenhum pecadinho alimentar?

Solange Frazão: Procuro nem fazer dietas e nem gosto deste termo porque as dietas têm começo e fim. E também passam à impressão de que passaremos fome. Prefiro dizer que faço uma alimentação saudável todos os dias. Claro que não  me sinto engessada e sei que tenho alguns créditos porque faço exercícios diariamente. Por isso sei que às vezes posso tomar meus sorvetes que adoro e também comer um pedaço de pizza. Basta saber como e quando.

Mais Notícias: Acho que falo por todas as leitoras quando digo que saber que você come, mesmo que às vezes, pizza e sorvete, deixa a gente com mais esperança de conquistar o seu corpo. Vamos mudar um pouco de assunto, além de ser um exemplo de beleza, você também é um exemplo de mulher. Consegue trabalhar, ser bonita e educar seus filhos. Qual a formula mágica para conseguir administrar tudo tão bem?
Solange Frazão: Acho que não há ‘fórmulas’ e sim ‘amor a tudo o que tenho e faço’.  Amo meus filhos, minha linda família, minha casa, meu trabalho, meus gatinhos, meus amigos, meu momento de fazer meus exercícios, meu momento de namorar. Acho que tudo tem hora certa e temos que saber equilibrar e dividir de forma responsável. Fazer com prazer, esse é o grande segredo.

Mais Notícias: Acho que até por ter prazer em fazer o que você faz, que o tempo parece não passar para você, mas uma hora toda pessoa envelhece. Você teme esse momento?

Solange Frazão: Não temo pelo envelhecimento, porque sei que vou envelhecer com qualidade de vida. Mas temo por deixar a vida um dia. Amo a vida e amo viver. Por isso, minha meta é viver até os meus 120 anos. Quem viver até lá, verá!

Mais Notícias: E em casa? Suas filhas nunca se incomodaram de ter uma mãe tão bonita quanto elas? Seu filho tem ciúmes de você desfilar com esse corpão na televisão?

Solange Frazão: Meus filhos são meus maiores incentivadores. As meninas lindas procuram seguir meus passos na questão saúde e beleza, e adoram minhas dicas. Meu filho será um profissional da área como a mãe. Na verdade eles não me vêem como um ‘corpo bonito’ e sim como ‘profissional apaixonada’ pelo que faz e referência de saúde.

Mais Notícias: Péssimos hábitos viciam, drogas, comer besteira, sedentarismo. Viver com qualidade de vida, também vicia?
Solange Frazão: Sim, claro, e de uma maneira muito benéfica. Ter bons hábitos e bons vícios desses hábitos é positivo, mas tudo tem que ter equilíbrio.

Mais Notícias: Acredita que com o seu programa “Em forma com Solange Frazão”, na ClicTV, você ajude as pessoas a trabalhar esse equilíbrio? Não só o corpo, mas também a auto-estima?

Solange Frazão: Uma coisa esta diretamente ligada à outra com certeza. Não só o trabalho lindo que faço na Clic, mas em todos os que faço, palestras, matérias, presenças e comerciais. Tenho uma filosofia de trabalho e de vida que está ligada. A auto-estima só pode acontecer se você estiver preocupada com a saúde.

Mais Notícias: Sua auto-estima é inabalável? Você nunca se olha no espelho e não gosta do que vê?

Solange Frazão: Nunca! Sempre adoro! Mas principalmente hoje que vejo a maturidade ligada com a beleza. Me acho mais bonita hoje do que 30 anos atrás quando fui Miss São Paulo e vice Miss Brasil. Isso se chama “maturidade”, me sinto segura e independente.

Mais Notícias: Você é muito querida pelas nossas leitoras, até por isso decidimos conversar com você. Tem algum recado para elas?

Solange Frazão: É um prazer enorme poder estar aqui, mais perto de vocês. Espero que possam enxergar, depois dessa matéria, o quanto é importante à dedicação a nossa saúde. Se eu posso, porque vocês não poderiam? Façam o que eu digo e façam o que eu faço! Estou sempre à disposição e pronta para motivar quem quer que seja a melhorar o estilo de vida e ser mais feliz.

Compartilhe