Sociedade de Socorro: trabalho pelo fortalecimento da mulher

Denise é presidente da Sociedade de Socorro da Estaca Ribeirão Pires

Mesmo pertencendo a uma determinada igreja, as portas da Sociedade de Socorro estão abertas para mulheres de qualquer religião. Trata-se de uma organização de mulheres da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida como Igreja Mórmon. Fundada em 1842 em Nauvoo, Illinois, Estados Unidos, a organização tem como lema “A caridade nunca falha”. Além de ajudar ao próximo, também tem como objetivo o fortalecimento das mulheres. “Quando elas se sentem fortalecidas e têm noção do que elas são, do que elas podem fazer, elas podem muito”, fala a presidente da Sociedade de Socorro da Estaca Ribeirão Pires, Denise Rodrigues Vespoli, de 46 anos.

Hoje, a Sociedade inclui mais de 5,2 milhões de mulheres em mais de 170 países. Todas as mulheres da igreja acima de 18 anos tornam-se membros da organização. “É a maior e a mais antiga associação de mulheres do mundo”, ressalta Denise.

Todos os domingos, às 9 horas, as mulheres se reúnem em um ambiente descontraído na capela da igreja, onde, além de assuntos espirituais, debatem temas do cotidiano, como internet, drogas, violência, criação de filhos, etc.

Já durante a semana, são agendadas aulas de artesanato, culinária, beleza, cultura, palestras, passeios, entre outros. Os cursos são totalmente gratuitos. Denise explica como funcionam as atividades, que são ministradas ora pelos próprios membros do grupo, ou quando há a necessidade, por pessoas vindas de fora. “Todos os trabalhos são voluntários. Entre as mulheres, tem desde uma sem estudos, até uma médica, engenheira… Lá, todo mundo é igual e cada uma ajuda como pode. Às vezes, uma mulher que não tem estudo vem ensinar a fazer um bolo maravilhoso e uma médica vai dar uma dica sobre saúde. Todas são colaboradoras”.

Ela conta que os cursos agregam muito mais do que conhecimento. “Mais do que aprender, tem gente que tira isso como uma profissão. Conheci uma pessoa que fez alguns cursos conosco e depois ela perdeu o emprego. Graças a um desses cursos, ela acabou comercializando o que produzia e fazendo disso a forma de renda da família”.

A Sociedade de Socorro também ensina as mulheres como administrar melhor o orçamento doméstico e até a prática de armazenamento de alimentos, que pode ser muito útil em uma situação de emergência. “O curso de armazenamento é uma técnica que se ensina no mundo inteiro. Em garrafas PET ou em baldes, a gente ensina como armazenar por até três anos os alimentos secos. A gente faz isso porque nunca sabemos quando pode acontecer uma necessidade especial na família, então, às vezes acaba sobrando alguma coisa da cesta básica e a mulher vai aprender a armazenar isso para utilizar quando precisar”, explica Denise.

Alguns dos produtos feitos nos cursos ministrados pela Sociedade de Socorro

A amizade entre os membros também é destaque na Sociedade. “Quando alguém falece, por exemplo, toda a Sociedade do Socorro se mobiliza para ajudar em tudo o que for necessário, também em casos de doença, ou nascimento de uma criança… É muito confortável você saber que tem muitas pessoas cuidando de você. O lema principal da Sociedade do Socorro é: A caridade nunca falha. Se você tem isso no coração, pode até errar a forma de tentar ajudar as pessoas, mas nunca vai ser mal vista por isso, então, a melhor forma de demonstrar amor é através da caridade. Amar ao próximo é mais do que desejar o bem dele, é arregaçar as mangas e fazer alguma coisa. Isso independe se a pessoa é da mesma religião, a gente aprende a não ter nenhum tipo de discriminação, a gente realmente vai ajudar quem precisa”.

Associações de Moradores de Bairro, escolas ou igrejas que tiverem interesse em levar esses cursos aos seus integrantes, também podem contatar Denise pelo telefone 9173-6025. “Quem tiver interesse em algum dos cursos, nós organizamos tudo”.

Denise reafirma que, para participar das atividades, não é preciso ser membro da igreja, e faz o convite. “São todas muito bem-vindas, serão vistas com os olhos de irmãs, recebemos todas com muito carinho, é só chegar e com certeza serão muito bem recebidas”.

Para saber mais sobre a Sociedade de Socorro e o calendário dos cursos, em Ribeirão Pires, a Igreja Mórmon fica em dois endereços: na Avenida Francisco Monteiro, nº. 331, Centro; e na Rua Professor Antonio Nunes, nº. 650, Santa Luzia.

Em Rio Grande da Serra, a capela fica na Rua do Progresso, 368.

 

Compartilhe

Comente

Leia também