logo
Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2015

Sinal amarelo: atenção por quanto tempo?

No último dia 17, o Mais Notícias publicou na coluna Foto Mais crítica sobre o semáforo existente em frente à Biblioteca Municipal de Ribeirão Pires, na Avenida Humberto de Campos, que vem causando dor de cabeça a muitos motoristas. O motivo é a duração do sinal amarelo: menos de três segundos. Caso um veículo alto e lento esteja à frente de um automóvel, o motorista deste terá dificuldade de ver a passagem do amarelo para o vermelho e, fatalmente, será apanhado em falta gravíssima, já que, no local, há um radar. Isso aconteceu com Valdemir da Silva, que recebeu, na semana passada, uma notificação. “Realmente o tempo do sinal amarelo é muito rápido. É quase impossível não passar no vermelho”, disse.

Tempo do sinal amarelo na Avenida Humberto de Campos é inferior ao recomendado pelo Denatran

Mas quanto tempo deve durar o sinal que representa atenção?

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), cabe ao órgão de trânsito responsável pela sinalização definir o tempo, conforme estudos técnicos relativos à via, como velocidade permitida e todas as condições externas, como aclive ou declive. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, atualmente o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estuda a elaboração de um manual semafórico que, dentre outras questões, orientará os órgãos na definição desse tempo.

Um antigo manual do Denatran, baseado em estudos técnicos, recomenda que em vias com velocidades entre 30 e 40 Km/h, a duração do amarelo deve ser de 3 segundos. Já onde o limite de velocidade é 60 Km/h, como é o caso da Avenida Humberto de Campos, o departamento fez um cálculo cujo resultado foi de 4 segundos, e onde a permissão for 80 Km/h, 5 segundos.

Para saber como funciona o tempo dos semáforos da cidade de Ribeirão Pires, enviamos algumas questões à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, perguntando se o tempo do sinal amarelo tem um padrão ou varia de lugar para lugar, e quais seriam os tempos estabelecidos; em quais critérios a Secretaria se baseia para determinar o tempo do sinal amarelo; o número de multas aplicadas na cidade em 2009 e 2008 por avanço de sinal vermelho e sobre o caso do sinaleiro localizado próximo à Biblioteca Municipal. Por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, a Pasta de Trânsito apenas disse que “a informação sobre o semáforo da Avenida Humberto de Campos não procede” e que “a Secretaria de Transporte e Trânsito de Ribeirão Pires trabalha em conformidade com as normas do Denatran”.

Dê sua opinião – Você já foi autuado devido ao curto tempo do sinal amarelo de algum semáforo? Deixe seu comentário ou sua opinião

PéssimoRuimRegularBomÓtimo (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

7 comentários para “Sinal amarelo: atenção por quanto tempo?”

  • Roberto Caleffi disse:

    quanto aos farois acho que deveria ter um departamento com engenheiros de transito que fiscalisasse os farois, pois tem farol que fica muito tempo aberto para ua com pouco movimento, ma Francisco Monteiro tem.
    vejo também que as multas viraram imposto e para se criar é facil, dificil é terminar, então me parece proposital este comportamento de complicar para multar, já fui multado por falta de cinto de segurança sendo que meu carro tem os vidros com filmes e só ando de roupa escura, a onde me viram sem o cinto, e não adianta entrar com recurso que não é aceito, está muito dificil ter carro hoje em dia, pois não se tem respeito pelo cidadão, ou veja esta, se voce é idoso tem o direito de estacionar em local do idoso com uma carteiro tirada no ciretran,mas não deixam de cobrar, se é idoso não deveria, com a carteira ser isento da taxa de estacionamento, mas não, é o dinheiro que eles querem( ou melhor, imposto) quem tem carro está ferrado pois tudo que acontesse o culpado é o motorista, poderia relatar muitas coisas, mas iria tomar todo tempo, e é coisa que todos sabemos. grato

    O que você achou deste comentário? Thumb up 4 Thumb down 1

  • osvaldopelinson disse:

    Tenho habilitação há 30 anos e nunca fui multado por sinal amarelo , em lugar nenhum ,mas, por incrivel que pareça fui multado no dito farol que fica a poucos metros da minha residencia ….mas as oficinas mecanicas que funcionam na mesma avenida e consertam seus carros na calçada fazendo com que os pedestres arrisquem suas vidas andando pela rua ? os amarelinhos passam e fazem que não vêem nada….e os comerciantes que colocam pneus ,cadeiras para alugar nas calçadas,tudo isso e muito mais acontece na AVENIDA HUMBERTO DE CAMPOS sem que nenhum fiscal apareça…obrigado

    O que você achou deste comentário? Thumb up 6 Thumb down 0

  • Felipe disse:

    Sim agora pouco fui mutado na cidade de Osasco AV Altononistas na altura n°925 sou motorista de emtrega lá tem aqueles farol de tempo não com numeros mas com bolinhas na laterau nem um farol da cidade tem um padra o farol amarelo não chega nem a 2 segundos com uma via 50km/h como que se freia um caminhão 2 segundos 50 km/h

    O que você achou deste comentário? Thumb up 4 Thumb down 0

  • douglas disse:

    na Avenida Getulio Vargas em osasco o semafaro e muito rapido num piscar de olho do amarelo para o vermelho a via éde 60 Km mas realmente e muito rapido o semafaro q no amareloacende so freiadas bruscas e na chuva como freiar bruscamente??

    O que você achou deste comentário? Thumb up 4 Thumb down 0

  • Sou motorista há 45 anos, já dirigi muito,na europa e E.U.A. nunca fui multado a não ser em OSASCO tenho no meu prontuário nos últimos anos 3 multas absurdas uma pasmen, avanço de sinal vermelho, detalhe meu veiculo estava fora do cruzamento , não recorri pra não me aborrecer ,as instâncias para recurso indeferem sem pestanejar qualquer justificativa ,deveria haver neste país um jurado especial de pequenas causas só para tratar de multas de trânsito, porque JARI e etc.estão abaixo da critica. e as autoridades máximas de trânsito no país por conveniências não definem por exemplo o tempo do farol amarelo!É uma vergonha para dizer o mínimo.Ou seja você é multado!E quando recorre, quem julga finge, julgar com seriedade!

    O que você achou deste comentário? Thumb up 2 Thumb down 0

  • noel de o souza disse:

    em carapiciba tá uma fábrica de multa sempre tive carro. mas cai na besteira transferi.para. cá só esse ano já apareceu duas multa

    O que você achou deste comentário? Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ricardo Salvador disse:

    Visite OSASCO e ganhe uma multa! Nessa cidade é outra lei eles não obedecem o Denatram

    O que você achou deste comentário? Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário


  1. Por que é importante descartar corretamente as lâmpadas fluorescentes?Você sabia que a maior parte dos resíduos sólidos tóxicos produzidos no País é construída por lâmpadas, pilhas e baterias, ou seja, por lixo eletrônico? Cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes são consumidas por ano, onde mais de 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando assim o solo e a água com metais pesados. As lâmpadas fluorescentes entram com tudo no mercado, já que são quatro vezes mais econômicas e duram mais em relação às incandescentes. O que veio beneficiar o bolso pode se tornar um grande inimigo do meio ambiente e da nossa saúde, quando descartadas de maneira incorreta. Elas são constituídas de vidro, alumínio, pó fosfórico e mercúrio, elemento químico tóxico que pode contaminar água, solo, animais, plantas e pessoas. Em dezembro de 2010, foi sancionada a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos que tem como proposta a pratica de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos. A Estância Turística de Ribeirão Pires, preocupada com o meio ambiente e com a saúde dos seus cidadãos, é considerada uma das poucas do Grande ABC que possuí posto de reciclagem de lixo eletrônico. Localizado na Vila do Doce o posto itinerante de Coleta funciona das 9h às 16h, de segunda a sexta. No momento o trailer esta em manutenção com previsão de volta para a segunda quinzena de março. A Estância conta também com alguns mercados da região que arrecadam pilhas e baterias além da disponibilização de caminhões pela Prefeitura para a realização do serviço de coleta seletiva no centro da cidade, coletando papel, plástico, vidro e metal, todo material coletado é encaminhado para a COOPERPIRES (Cooperativa Material Reciclável de Ribeirão Pires) localizado no Parque Aliança. Neste local ocorre à manipulação e a triagem dos materiais com toda a segurança, após serem desmontados os materiais são vendidos às cooperativas parceiras especializadas em eletroeletrônicos. Até o momento não existem no município lugares apropriados que recebam as lâmpadas fluorescentes. Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Pires, as lâmpadas queimadas e quebradas devem ser entregues no local de sua compra ou nos seus respectivos fabricantes, que são obrigados por lei a receber-las, algumas empresas especializadas em venda de materiais para construção como as lojas C&C e Leroy Merlin trabalham com um descarte próprio em parceria com uma empresa especializada em reciclagens de lâmpadas fluorescente.
  2. Saulo garante que Minha Casa Minha Vida vai sair do papel
  3. “Orelhão em Chamas”
  4. Secretaria de Meio Ambiente realiza convenio com empresa de água
  5. Elas voltaram! Mocreias reestreia em 8 de março



  1. iraci de souza lima:conheço a muitos anos, antes do acidente, este cara é sensac...
  2. Denis:Gostaria de saber quais são os problemas de coluna que são a...
  3. Suzana dos santos silva:Suzana Santos tenho 50 anos quero conhecer homem entre 5...
  4. angelica:meu pai sofreu acidente em minas gerais ele pode dar entrada...
  5. Supletivo Lemos:Caro amigo Exames realizados em apenas 2 dias,caso atingir ...


“O escritor não transcreve a vida, inventa a vida”

Milton Hatoum