Sinal amarelo: atenção por quanto tempo?

No último dia 17, o Mais Notícias publicou na coluna Foto Mais crítica sobre o semáforo existente em frente à Biblioteca Municipal de Ribeirão Pires, na Avenida Humberto de Campos, que vem causando dor de cabeça a muitos motoristas. O motivo é a duração do sinal amarelo: menos de três segundos. Caso um veículo alto e lento esteja à frente de um automóvel, o motorista deste terá dificuldade de ver a passagem do amarelo para o vermelho e, fatalmente, será apanhado em falta gravíssima, já que, no local, há um radar. Isso aconteceu com Valdemir da Silva, que recebeu, na semana passada, uma notificação. “Realmente o tempo do sinal amarelo é muito rápido. É quase impossível não passar no vermelho”, disse.

Tempo do sinal amarelo na Avenida Humberto de Campos é inferior ao recomendado pelo Denatran

Mas quanto tempo deve durar o sinal que representa atenção?

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), cabe ao órgão de trânsito responsável pela sinalização definir o tempo, conforme estudos técnicos relativos à via, como velocidade permitida e todas as condições externas, como aclive ou declive. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, atualmente o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estuda a elaboração de um manual semafórico que, dentre outras questões, orientará os órgãos na definição desse tempo.

Um antigo manual do Denatran, baseado em estudos técnicos, recomenda que em vias com velocidades entre 30 e 40 Km/h, a duração do amarelo deve ser de 3 segundos. Já onde o limite de velocidade é 60 Km/h, como é o caso da Avenida Humberto de Campos, o departamento fez um cálculo cujo resultado foi de 4 segundos, e onde a permissão for 80 Km/h, 5 segundos.

Para saber como funciona o tempo dos semáforos da cidade de Ribeirão Pires, enviamos algumas questões à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, perguntando se o tempo do sinal amarelo tem um padrão ou varia de lugar para lugar, e quais seriam os tempos estabelecidos; em quais critérios a Secretaria se baseia para determinar o tempo do sinal amarelo; o número de multas aplicadas na cidade em 2009 e 2008 por avanço de sinal vermelho e sobre o caso do sinaleiro localizado próximo à Biblioteca Municipal. Por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, a Pasta de Trânsito apenas disse que “a informação sobre o semáforo da Avenida Humberto de Campos não procede” e que “a Secretaria de Transporte e Trânsito de Ribeirão Pires trabalha em conformidade com as normas do Denatran”.

Dê sua opinião – Você já foi autuado devido ao curto tempo do sinal amarelo de algum semáforo? Deixe seu comentário ou sua opinião

Compartilhe