Senador Álvaro Dias recebe título de Cidadão Riograndense

Desde a última sexta-feira (24), Rio Grande da Serra tem um senador da república entre seus filhos. Álvaro Dias (PV), notório em todo o país por defender a bandeira anticorrupção, foi agraciado com o título de Cidadão Riograndense, a mais nobre honraria concedida por uma cidade a uma pessoa não nascida em seu território.

Senador se torna mais um filho honorário de Rio Grande da Serra

Senador se torna mais um filho honorário de Rio Grande da Serra

Realizada no teatro do Complexo Educacional Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, a cerimônia contou com casa cheia de populares e de autoridades locais e regionais, como os vereadores Cleson Alves, Bibinho, Claurício Bento, Manoel Messias, Israel Mendonça e Ângela de Souza, de Rio Grande da Serra, Gabriel Eid Roncon, Eduardo Nogueira e Rubão, de Ribeirão Pires, o prefeito de Rio Grande, Gabriel Maranhão, o ex-prefeito Kiko Teixeira, o coordenador da Bacia 5 do PV, Paulo Bio, a Coordenadora Nacional da Juventude do PV, Mariana Perin e a Secretária Nacional de Assuntos Jurídicos do PV, Vera Motta.

Mesmo tendo nascido em São Paulo, na cidade de Quatá, Dias fez carreira política no Paraná tendo sido vereador (em Londrina), deputado estadual, deputado federal, senador e governador. Em todos os cargos, deixou como marcas a eficácia na gestão, o que lhe rendeu, inclusive, um título de Doutor Honoris Causa em Administração Governamental (Doctor of Government Administration) pela Southern States University, dos Estados Unidos – fato esse reconhecido nas falas de todas as autoridades presentes.

Em seu discurso, o ex-prefeito Kiko ressaltou a importância do fato: “hoje é um dia histórico para Rio Grande da Serra e todo o Grande ABC. Estamos recebendo uma das pessoas mais honradas da política do Brasil. É um orgulho receber um homem como Álvaro Dias”, relembrando que mesmo quando estava no PSDB e o partido estava no governo com Fernando Henrique Cardoso, ele apontava os erros do governo.

Já o homenageado da noite, o Senador Álvaro Dias, iniciou sua fala chamando os cidadãos de Rio Grande da Serra de irmãos “já que fui agraciado com o título de cidadão honorário desta cidade, honra maior para este humilde paulista que nasceu na cidade de Quatá, mas que agora também se torna um filho de Rio Grande da Serra”. Em discurso atentamente observado por todos, Dias, sob aplausos, se comprometeu a lutar, mesmo sendo de outro estado, por meio de um deputado de seu partido por um antigo pleito da cidade: “por meio do deputado Ricardo Trípoli (PV), vou lutar para que Rio Grande da Serra receba royalties por conta da preservação ambiental. Esta cidade é encantadora e tem que ser exemplo de preservação”.

Ao final da cerimônia, falou com exclusividade ao Mais Notícias sobre a importância de um senador visitar cidades menores – algo que não é comum: “quem representa a população tem que conhecer de perto suas aspirações e esse contato direto com a população é fundamental. Se ficarmos em Brasília o tempo todo, sem colocar os pés no chão do interior, não saberemos o que está acontecendo no Brasil. Temos obrigação de saber a realidade do interior de nosso país”. Ele ainda falou sobre a honra de se tornar cidadão rio-grandense: “é uma honra muito grande, que traz motivação e estímulo, mas que vem junto com uma responsabilidade ainda maior”.

O prefeito Gabriel Maranhão celebrou a visita: “meu sentimento é de honra gratidão por ver o Álvaro Dias nos visitar com todo o carinho e atenção. Ele é uma referência nacional e essa homenagem é para que não percamos a esperança e a confiança na política. Precisamos de mais políticos como ele no país”.

Compartilhe

Comente

Leia também