SEJEL agora também cuida da Cultura e do Turismo

Na sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Pires da última terça-feira (9), os vereadores aprovaram, em regime de urgência, projeto de lei do Executivo, de reforma administrativa. A SEJEL (Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer), que tem como secretário o filho do prefeito Clóvis Volpi, Guto Volpi, passa agora a atuar também no setor de Cultura (que deixou a Pasta da Educação) e de Turismo (que pertencia à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda).

Pasta comandada por Guto Volpi passa a ser Secretaria de Esportes, Turismo, Cultura, Juventude e Lazer

De acordo com a mensagem enviada à Câmara pelo Chefe do Executivo, o objetivo da reorganização é adequar melhor a distribuição das Secretarias com suas atividades fim, visando o aprimoramento dos serviços prestados à população. “Ressaltamos que as alterações operadas por este projeto não implicarão em acréscimo de funcionários, pois haverá a transferência de pessoal entre as Secretarias envolvidas”, destacou Volpi.

O vereador Saulo Benevides (PV) foi o único que votou contrário ao projeto. Ele justificou seu voto ao Mais Notícias. “A Secretaria estava sendo bem gerenciada pelo Marcelo Menato, inclusive foi ele que iniciou o projeto do Festival do Chocolate e, como eu participei de vários comícios no período que o prefeito era candidato, o discurso era o seguinte: ‘nunca vou governar para o meu umbigo’ e ele está fazendo o contrário, está governando para o umbigo dele, ou seja, porque ele está tirando parte da Secretaria do Menato e dando para o filho? Está dando super poder para o filho, então por isso que eu fui contra, a gente sabe que é um projeto político, não havia necessidade de fazer o desmembramento de parte dessa Secretaria”.

Passando o bastão – Para Menato, ele se despede da atuação frente ao Turismo com balanço positivo. “Sem dúvida o que nós fizemos e deu muito certo foi o Festival do Chocolate. Hoje nossa cidade, por causa deste evento, é muito mais conhecida do estado de São Paulo e também no Brasil. Mas o que eu acho que vai ser o verdadeiro marco do turismo, um divisor de águas, será o funcionamento do nosso Hotel Escola”.

Questionado sobre qual será o desafio que a SEJEL enfrentará com a inclusão do Turismo na Pasta, ele respondeu: “A SEJEL está indo muito bem e o Guto é muito competente. Tenho certeza que ele fará uma ótima gestão no turismo e seus desafios serão continuar os nossos projetos, criar novos, integrando os já bem sucedidos que ela já faz no esporte e juntar tudo isso com a cultura. O turismo é um processo lento. Acho que a prefeitura está fazendo bem o seu papel, o que falta são mais investimentos do setor privado”, fala ele, que acrescenta quais serão as próximas metas de sua Secretaria, sem o Turismo. “Estou muito empenhado em implementar o SIL (Sistema de Integrado de Licenciamento), que irá desburocratizar as aberturas de novas empresas e empreendimentos na cidade, e na Cidade Limpa, onde realmente conseguiremos melhorar o nosso padrão das fachadas. Outro projeto que está comigo é a criação de uma empresa municipal de turismo e uma lei de incentivos fiscais para este setor. Com certeza terei muito trabalho pela frente ainda”, finalizou.

Parecer do TCE é aprovado pelos vereadores

O parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), relativo às contas da Prefeitura de Ribeirão Pires referentes ao exercício de 2008, foi aprovado por dez vereadores, exceto Saulo Benevides (PV). “Mesmo entendendo que o parecer do Tribunal de Contas foi favorável, ou seja, o prefeito investiu acima de 15% na Saúde, como determina a lei, na minha visão, foi investido mal, porque a Saúde está muito ruim, existe um contrato duvidoso, que tem várias denúncias, que é com a empresa Cemed, várias denúncias de médicos que não comparecem, o prefeito não toma providência, então, acho que os 16% que ele gastou do Orçamento do município foi mal gasto”.

Constavam também da ordem do dia outros três projetos que tiveram votação adiada: projeto de vereador Edson Savietto, o Banha (PDT), que declara de utilidade pública municipal a Casa Fraternidade de Jesus – Comunidade Terapêutica de Apoio ao Usuário de Drogas e Álcool; de Saulo Benevides (PV), que concede gratuidade aos deficientes na utilização de áreas públicas com o sistema Zona Azul; e projeto de autoria do Executivo, que dispõe sobre normas para denominação de vias, logradouros públicos e próprios municipais.

Ainda na sessão, foram votados, em regime de urgência, dois projetos de autoria do Executivo: um que autoriza a Prefeitura a conceder “kit de Natal” aos servidores públicos municipais e outro que dá aos agentes de trânsito gratificação de 30%. As despesas com o pagamento da gratificação correrão por conta de recursos do Fundo Municipal de Transporte e Assistência ao Trânsito (FMTT).

O vereador José Vicente de Abreu, o Vicentinho (PR), sugeriu que os parlamentares elaborassem um projeto nos mesmos moldes para os guardas civis municipais. “A Guarda Municipal também merece o mesmo abono que os agentes de trânsito. Hoje os guardas recebem 10%. Ribeirão Pires tem um dos salários mais baixos do ABC”, concluiu.

Compartilhe

Comente

Leia também