Segurança alimentar e qualidade de alimentos para cães e gatos

Eliana Maciel de Góes

Médica Veterinária

CRMV  4.534

Quando falamos em alimentos para cães e gatos, pensamos que foram elaborados para proporcionar benefícios nutricionais, estéticos e de desempenho para uma melhor qualidade de vida e bem-estar ao animal. Porém de nada adianta o alimento ser balanceado, equilibrado, palatável, digestível, ser bem aceito pelos animais, ter uma embalagem atrativa e outros quesitos, se ele estiver contaminado. Essa contaminação pode ser proveniente de compostos de origem biológica, orgânica, sintética e química. No caso em que os contaminantes são fungos e bactérias, sua proliferação ocorre rapidamente, principalmente se estes encontrarem condições favoráveis ao seu desenvolvimento durante o armazenamento, e podem causar diversos tipos de cânceres e infecções. Nos casos de intoxicação aguda (alta dose/curto tempo), os sintomas de intoxicação podem surgir rapidamente; nos casos crônicos (pequenas doses/longo tempo) podem surgir lentamente, levando ao desenvolvimento de tumores e diversas doenças crônicas, incluindo o desequilíbrio do sistema imunológico e a redução da resistência do animal, favorecendo a instalação de infecções. As contaminações de origem biológica estão relacionadas com a proliferação de bactérias e fungos. As contaminações orgânicas e sintéticas estão relacionadas com resíduos de antibióticos e hormônios, formação de nitrossaminas e as famosas micotoxinas. As contaminações químicas estão relacionadas com metais pesados, resíduos de agrotóxicos e até mesmo situações em que o uso de corantes apresenta níveis elevados.  

Ao adquirir o alimento, o dono deve tomar alguns cuidados para evitar a contaminação

Na produção de alimentos para cães e gatos, as empresas devem ser cuidadosas durante todo o processo de fabricação dos produtos, desde a escolha do fornecedor e, consequentemente, a escolha e a recepção das matérias primas, até a comercialização do produto acabado, sempre obedecendo as boas práticas de fabricação e a análises de perigos e pontos críticos. Os cuidados se estendem também do transporte ao armazenamento nas centrais de distribuição, nos pontos de venda e na casa do dono do animal.

Ao adquirir o alimento devem-se tomar alguns cuidados para evitar a contaminação, tais como:

– Selecionar produtos que tenham a embalagem intacta e que não estejam expostos à luz solar ou se encontrem em ambientes quentes, com alta umidade e sem ventilação;

– Jamais adquirir produtos comercializados fora da embalagem original ou vendidos a granel (tratando-se de alimentos secos).

Compartilhe

Comente

Leia também