Secretário de Transporte e Trânsito analisa mobilidade de Ribeirão Pires

Adão (e), em visita à redação do Mais Notícias

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 deste mês, o Mais Notícias convidou o Secretário de Transporte e Trânsito de Ribeirão Pires José Adão Alves, o Sargento Adão, para falar sobre as obras de mobilidade na cidade, realizações e projetos futuros. Adão já foi comandante da Polícia Militar e vereador. Confira a entrevista:

1) No quesito relevância para a cidade, quais as principais realizações no trânsito e mobilidade até agora?

O então governador Geraldo Alckmin (PSDB) lançou um projeto chamado Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, com objetivo de diminuir em até 50% as mortes por acidente de trânsito no Estado de São Paulo. Neste projeto, foram escolhidos 50 municípios dentro do Estado que tinham maior número de mortes. Ribeirão Pires estava entre essas cidades, então pediram para que cada cidade fizesse um projeto sobre isso. Uma vez aceito o projeto, houve liberação de verba para viabilização dele na cidade. Com isso, nós mudamos a cara de Ribeirão Pires. Hoje, o município não está mais entre os cinquenta com maior número de mortes. Eu fiz oito lombofaixas. Todos os semáforos da cidade estão com lâmpadas de LED. Pintamos as vias. Temos uma equipe de educação de trânsito para escolas. Ano passado, distribuímos três mil bafômetros descartáveis e orientamos as pessoas a utilizarem quando necessário. Nós temos um trabalho que só quem não vê é quem está em Ribeirão Pires, que não quer perceber que estamos evoluindo.

 2) Quais obras ainda estão em andamento e qual o prazo para serem concluídas?

Nós continuamos com o Movimento Paulista, estamos quase terminando. No Projeto, detectam-se pontos de calor, que identificam onde futuramente podem haver acidentes. Ribeirão tem 15 pontos de calor e estamos trabalhando estratégias nesses lugares que possam evitar ou diminuir o número de vítimas.

3) Sua Secretaria recebeu reforço de três viaturas e seis bicicletas na última quarta-feira. Esse reforço vai facilitar a orientação e fiscalização de condutores e pedestres?

Essa entrega foi de suma importância. Vamos dar uma qualidade de vida melhor aos munícipes.

4) Na sua visão, como Secretário, qual a importância da campanha veiculada no Jornal Mais Notícias sobre a travessia segura?

É de suma importância. Seria muito bom se todos os jornais fizessem isso e outros municípios também. Esse trabalho nos ajuda muito, é nosso braço direito. Ter um jornal querido por muitas pessoas com essa ideia e compromisso com a cidade é essencial, porque trânsito é vida.

5) O senhor está satisfeito com o apoio recebido do poder Executivo para sua pasta?

Sim, mas é difícil, porque há muito o que fazer. Mas a cidade está bonita, como o CEU na Quarta Divisão, que está lindo.

Compartilhe

Comente

Leia também